quinta-feira, 21 de novembro de 2024

4ª Conferência Estadual de Juventude é lançada hoje

Evento pretende reformular Plano Estadual de Juventude, documento norteador de políticas públicas da juventude no Piauí

10 de agosto de 2021

Com o avanço da contaminação da Covid-19, houve um aumento na ocorrência de óbitos em pessoas mais jovens, colocando assim a juventude na mira do vírus. O fato é que são os jovens mais pobres que vêm sendo submetidos à exposição ao coronavírus, e não somente por questões de saúde, mas também a altos índices de desemprego, falta de oportunidades de trabalho e evasão escolar. 

A circulação do vírus entre os jovens ocorre em função de sua necessidade de trabalhar. Dados da Pnad mostram que 70% dos jovens entre 18 e 24 anos estavam, em 2019, trabalhando ou procurando emprego. Mas a grande maioria se encontram em situações precárias, como é o caso de empregos domésticos, operadores de telemarketing, entregadores de aplicativos, trabalhos com pouca ou nenhuma proteção, seja de seguridade social e trabalhista ou de exposição ao vírus.

Para Vicente Gomes, coordenador da Juventude do Estado do Piauí, essas questões de saúde, educação e emprego são discutidas pela juventude ano após ano, mas na pandemia se exige uma leitura mais apurada sobre o assunto. Diante desse contexto, na manhã desta quinta (10) a Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) e o Conselho Estadual de Juventude (CEDJUV – PI) lançaram a 4ª Conferência Estadual de Juventude. “A conferência vai tratar vários questionamentos como: Quem é o jovem pós pandemia? Como minimizar esse impacto? Qual o papel do poder público?”, explica Vicente.

A 4ª Conferência Estadual de Juventude deve ocorrer no primeiro semestre de 2022. O objetivo do evento é reformular o Plano Estadual de Juventude, documento norteador de políticas públicas de juventude no Piauí que discute perspectivas de futuro para os jovens piauienses.

Inserção política de jovens é tema de Plano Municipal

De acordo com o Atlas da Juventude 2020, o Brasil é lar de quase 50 milhões de pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Ou seja, atualmente um quarto da população brasileira é jovem. Voltado para jovens dessa faixa etária, o Plano Municipal de Juventude, que é resultado das conferências estaduais da juventude, é uma política de longa duração que pretende traçar ações nos âmbitos da educação, saúde, formação para o mercado de trabalho e segurança pública. O Plano traça metas a serem cumpridas que contribuam para a inserção política juvenil no município.

Vicente Gomes, coordenador da Juventude do Estado do Piauí, ressalta a importância de conhecer e debater sobre a realidade de cada jovem, seja ele da zona urbana ou zona rural, para que se consiga traçar um plano municipal que represente os anseios da juventude de cada município em particular. “A nossa missão é transformar cada jovem, de cada município, em agente de desenvolvimento do local onde vive”.  

quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *