sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Bússola para o mar de inovação

Projeto ajuda startups a navegarem impulsionando potencialidades e evitando erros

08 de agosto de 2023

O Piauí encerrou o primeiro semestre de 2023 com um crescimento de 13,57% no número de empresas abertas em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Junta Comercial do Piauí (Jucepi). No entanto, com o mercado globalizado, ser inovador continua sendo um grande desafio para quem está começando e muitos se perdem no caminho. Impulsionar a sua ideia é algo que pode parecer ainda mais difícil, o que acaba sendo um fator crucial para o declínio de negócios com grande potencial. E visando dar um braço, ou uma bússola, para quem está remando nesse mar de novas plataformas, algumas ações e projetos de impulso são essenciais para os novos empreendedores.

De acordo com os dados da Jucepi, no primeiro semestre de 2023, foram 4.302 empresas abertas, enquanto no mesmo período do ano passado, foram registrados 3.788 negócios. Em relação aos encerramentos, foram baixadas 2.250 empresas no primeiro semestre, contra 1.916 do ano anterior. Esse aumento, segundo o órgão, se deve principalmente pela criação de empresas do porte de microempresas, o que representa cerca de 80% do total, com Teresina sendo o polo desses novos empreendimentos, concentrando 44,39%.

E com esses bons ventos, é necessário um cuidado na navegação, com acompanhamento preciso diante das novas oportunidades. Para auxiliar, isso, o projeto InovAtiva Brasil se propõe a promover oportunidades de aceleração com possibilidade de enxergar novos portos e navegar nos novos mares sem temer a maré. Na última semana, aconteceu a Conexão Inovativa Acelera Teresina no espaço The Hub, um evento para apresentar a plataforma na capital piauiense, reunindo empreendedores de diversas regiões do país e entusiastas para uma troca de experiências.

A realização do InovAtiva é feita pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Já a execução do hub é feita pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). Em 2021, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e o Impact Hub ingressaram, por meio da atuação em rede, como co-executores.

Raphael Tataia, CEO da Hausen e um dos organizadores do evento em Teresina, destaca que o processo de aceleração é muito importante porque possibilita o detalhamento das formas de atuação dos navegantes deste mar de novos empreendimentos, atuando como uma bússola para encurtar e nortear caminhos. “Através dele, podemos ver qual é a forma certa e a melhor maneira de você detalhar e organizar o processo de crescimento da sua startup. Acelera o processo. Ou de acerto ou de falha. Então ele te poupa tempo. Se você errar é melhor você errar rápido do que você passar anos dedicando a uma solução que talvez não vá funcionar”, destaca.

Para Raphael, a importância da realização do evento em Teresina é por ser um mercado ainda jovem e com boas perspectivas de inovação. “Nosso ecossistema precisa ser movimentado e fomentado. É muito interessante porque a gente consegue mostrar quem está envolvido e como o processo de comunidade e aceleração é extremamente importante no estado inicial do start-up pra fazer com que você tome as decisões corretas para crescer de forma saudável”, acrescenta o CEO.

Conexão InovAtiva Acelera Teresina aconteceu no espaço The Hub

Após essa rodada de eventos em diversos estados, os participantes se preparam para o InovAtiva Experience, que encerra os ciclos de aceleração do InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental, reunindo e conectando empreendedores, investidores, mentores e grandes nomes do empreendedorismo inovador. São oferecidas atividades exclusivas como o Demolation (simulação de demoday) e o Demoday, onde os empreendedores têm a oportunidade de conectar seus negócios a investidores de todo o país. Ao final do evento, são reconhecidas as Startups Destaques de cada banca do Demoday, escolhidas por investidores e mentores. As inscrições estão abertas até o dia 13 de agosto pelo site www.inovativa.online

Pâmela Rocha, analista de comunidades da ABS – Associação Brasileira de Startups-, também participou do evento e destaca o potencial do Piauí, com muitas ideias inovadoras. “Hoje a gente tem quatro comunidades de startups aqui no no estado. Então é algo muito bom. É um estado relativamente pequeno, mas que tem uma atuação muito forte do ecossistema, então assim, acredito que as coisas estejam emergindo”, finaliza.

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Diego Iglesias

Jornalista, mestre em comunicação pela Universidade Federal do Piauí.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *