sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Coren-PI denuncia irregularidades em postos de vacinação da Covid-19

O órgão aponta mau acondicionamento das vacinas e falta de condições de trabalho dos profissionais; relatório será enviado para Ministério Público

22 de junho de 2021

Irregularidades nos postos de vacinação da Covid-19 em Teresina foram identificadas pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí. Entre as denúncias, estão: mau acondicionamento das vacinas e falta de condições de trabalho adequadas às enfermeiras e técnicas de enfermagem.

Os fiscais do órgão estiveram acompanhando as vacinações ocorridas em formato drive-thru e identificaram que os imunizantes estão sendo armazenados em recipientes de isopor, inadequados para a manutenção da temperatura ideal para o material, que é de 8ºC – as vacinas devem ser armazenadas em caixa térmica adequada. “O armazenamento em isopor pode comprometer a eficácia da vacina”, comenta Antônio Neto, presidente do Coren-PI.

O relatório, que ainda está sendo finalizado e será encaminhado ainda essa semana para o Ministério Público do Piauí, também aponta más condições de trabalho e a redução da quantidade de profissionais – o que tem como consequência o aumento da espera das pessoas nas filas de vacinação. O relatório também será enviado para as secretarias municipais de saúde e a Secretaria do Estado do Piauí. Segundo o conselheiro Wendel Alves, foi constatada uma diminuição do valor pago para os profissionais. “Antes, os enfermeiros recebiam 650 reais para trabalhar dois turnos e, agora, esse valor caiu para 420″, contou. “O mesmo aconteceu com os técnicos, que antes recebiam 240 e agora estão recebendo 120”.

Além de Teresina, o órgão também recebeu denúncia na cidade de Pio IX, em que as vacinas recebidas não estariam sendo armazenadas em condições adequadas de conservação e que a leitura da temperatura das vacinas estaria sendo feita por meio de termômetros de mercúrio, equipamento proibido pela Anvisa desde 2017, conforme resolução RDC nº 145.

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) esclarece que o acondicionamento em caixas de isopor é realizado com critério e em todas há controle de temperatura, sem prejuízo quanto à qualidade da vacina. Em relação à infraestrutura dos locais de aplicação da vacina, todos possuem banheiros e  bebedouros. Esclarece ainda que estão sendo adquirido as caixas térmicas.

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

Aldenora Cavalcante

Jornalista, podcaster e mestra em comunicação pela Universidade do Porto.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *