sexta-feira, 22 de novembro de 2024

“O segredo de Amarilis Antúrio”: um folhetim com a participação do Piauí

Segundo livro do escritor e roteirista Ítalo Damasceno continua a série “O falso francês” e tem prefácio de Aguinaldo Silva

26 de junho de 2021

“Esse Conselheiro Saraiva é um grandessíssimo filho duma ronca e fuça!”. É essa frase que abre o segundo livro de Ítalo Damasceno, escritor e roteirista piauiense que acaba de lançar “O segredo de Amarilis Antúrio” (2021).

Conselheiro Saraiva – um personagem real da história do Piauí – cai na boca de Castelbiano – este, personagem fictício do enredo criado por Damasceno para a série “O falso francês”, lançada no ano passado. O segundo livro continua a saga divertida de João Manuel, um jovem que sonha em escrever folhetins para jornal na década de 1850 no Brasil.

Quase dois séculos separam Ítalo de seu personagem que, como ele, gosta de escrever novelas. Nesta segunda aventura, João Manuel vive na corte e é casado com Edith das Almas. Agora ele pode assinar os folhetins que escreve para o jornal A Voz da Nação, um periódico distribuído para todo o país no século XIX. 

 

 

“Eu me lembro perfeitamente o momento que esta frase me chegou”, diz Ítalo ao comentar a exclamação que abre a história, carregada de piauiês. Para o autor, um livro que tem a primeira frase impactante é um livro inesquecível. “Quando comecei a escrever essa série tive que decidir se ela seria escrita em português mais fiel à época ou de uma forma contemporânea. Decidi escrevê-la em piauiês”, comenta.

Outro desafio foi lançar a obra no meio de uma pandemia. “Não dava para se fazer como era antes. Fomos descobrindo o nosso jeito”, diz. Para isso ele contou com uma equipe – toda de piauienses, vale dizer – na produção. O projeto gráfico é de Lucas Rolim, as ilustrações de Martins Filho e a capa, produzida por Juliana Alves, leva a pintura do quadro Amarilis Antúrio, feita pela artista Baiá. 

Para diminuir um pouco a falta do contato físico e a troca com os leitores, Ítalo teve a ideia criativa de desenvolver uma fragrância, junto a uma linha de cosméticos artesanais, inspirada na flor antúrio. Todos os perfumes foram adquiridos no dia do lançamento. “Mas quem não conseguiu a tempo e comprar o livro comigo, a embalagem vai perfumada por ele”, garante o escritor.

Outro detalhe que faz do livro um produto especial é o encontro – através do prefácio – entre Ítalo e seu ídolo, Aguinaldo Silva. Um dos maiores novelistas brasileiros, autor de Vale Tudo, Roque Santeiro e Tieta, topou o convite para prefaciar a obra. Nas primeiras páginas afirma que o autor entende do gênero folhetim. “Tanto entende que foi buscar o gênero original e escreveu tal como os autores daquela época o faziam, mas sem perder o pé na realidade que nos cerca”, elogiou.

“O segredo de Amarilis Antúrio”, contemplado pelo edital da Lei Aldir Blanc, está disponível em versão impressa e também digital pela Amazon. Além de poder comprar diretamente com o autor, em Teresina ele está à venda nas livrarias Entrelivros, Anchieta e nas bancas de jornal do Pão de Açúcar. 

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

Joseph Oliveira

Graduando em jornalismo na Universidade Federal do Piauí.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *