Com quantos traços se desenha um estado? Com quantas cores se pinta o Piauí? Emergindo em ideias que representam o cotidiano dos piauienses, a redação de oestadodopiaui.com está de cara nova. O artista e grafiteiro piauiense Washington Gabriel, conhecido como W.G, é o responsável pelo novo painel do local.
“A gente precisa ter um ambiente bem conectado com o que a gente faz, para que as pessoas tenham um espaço de trabalho que inspire e lembre o propósito do site”, conta o diretor do site, Pedro Veras, ao falar da proposta do painel.
O trabalho vai ao encontro das ideias que direcionam a produção jornalística do site, um olhar atento e revigorado ao que nos cerca, ao Piauí que temos e queremos. Os elementos misturam a história e as vivências da identidade piauiense: há imagens da carnaúba, palmeira típica da região, representações da lenda do Cabeça-de-Cuia, bem como da Pedra Furada, cartão postal do Parque Nacional Serra da Capivara, além da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras.
De fala tímida, W.G. se expressa por meio da sua arte. Ele cresceu na zona Norte de Teresina, no bairro Mocambinho. Pela cidade, também está inserido no cenário cultural do hip hop. Entre seus trabalhos de destaque, é idealizador do projeto “Jeru”, que a partir de fotos de moradores da Vila Jerusalém, zona Sul da capital, transformou os rostos do cotidiano em telas de muros e fachadas.
Para o painel da redação, o artista urbano trouxe traços da vida cotidiana. Entre os elementos que compõem o desenho, um senhor anda de bicicleta, levando um cacto na garupa, atento aos detalhes da paisagem. É o cotidiano, o fluxo do dia a dia, que serve de inspiração para o artista. “Procurei colocar peças que tenham uma relação com o estado”, diz W.G. “O senhor ciclista é uma característica do meu trampo. Tem uma história atrás de cada pessoa”.
1 comentário
Arimatéia · 12 de julho de 2021 às 18:16
Uma proposta excelente de arte e comunicação para inspirar! Parabéns pelo projeto.