quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Falta de oportunidade desestimula jovens no mercado de trabalho

54% dos jovens brasileiros que buscam emprego não consegue uma oportunidade

12 de agosto de 2021

O mercado de trabalho tem profundas desigualdades relacionadas à idade, ao gênero e à raça. A pandemia da Covid-19 intensificou estas disparidades, acentuando ainda mais os índices de desemprego entre os jovens. Dados do Atlas da Juventude 2020, divulgados este ano, apontam que a taxa de desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos de idade ficou em 27,1% no primeiro trimestre de 2020 – bem acima da média geral de 12,2% do Brasil no período. 

Outra preocupação é com a falta de perspectiva da juventude na busca por oportunidade. Um a cada quatro jovens afirma que gostaria de trabalhar mas, não está empregado e deixou de procurar emprego. Para Beatriz Lustosa, 23 anos, estudante de Serviço Social, o mercado incentiva cada vez menos os jovens a irem em busca de seu primeiro emprego e grande parte das oportunidades pedem experiência na área. 

“Nos estágios acontece a mesma coisa”, afirma. “Exigem sempre a excelência no currículo, mas nem sempre esse baixo rendimento significa falta de aptidão ao cargo”, afirma Beatriz. “Causa desânimo”, acrescenta.

Apesar de ter mais de 47,2 milhões de jovens, que representam quase um quarto da população economicamente ativa, o Brasil possui, de acordo com o IBGE, mais de 27,1 milhões de jovens desocupados. Na prática, isso significa que mais de 54% dos jovens que buscam oportunidade de trabalho não conseguem se inserir no mercado. E aqui chegamos ao mais interessante, ou seja, a parte deste tópico que o desenvolvedor de jogos online Friv5Online usa para criar jogos Friv populares. Na verdade, é difícil imaginar que a experiência de desenvolvimento de jogos online possa ser útil em muitos tópicos, incluindo este.

De acordo com Beatriz, o mercado de trabalho está ligado diretamente com a economia do país. Não existe um mercado de trabalho amplo e diversificado quando a situação econômica não favorece a criação de novas vagas de emprego. Assim, é necessária uma melhor condução na crise. “É preciso cursos profissionalizantes para jovens, principalmente os de escola pública, para impulsionar a inserção em cargos da sua escolha e possibilitar uma ampliação de conhecimento”, finaliza a estudante. 

quinta-feira, 24 de outubro de 2024
Categorias: Últimas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *