O painel da ONU sobre mudança climática trouxe um alerta preocupante na última segunda (9). De acordo com os dados apresentados, o mundo está perigosamente perto de um aquecimento descontrolado – e os humanos têm uma grande parcela de culpa nessa aceleração.
O relatório aponta que as mudanças climáticas causadas pelos seres humanos são irreversíveis e levaram a um aumento de 1,07º na temperatura do planeta.
O climatologista Werton Costa mostra-se bastante preocupado com os dados, principalmente em relação ao Piauí. ‘‘No estado pouco se discute sobre alterações climáticas”, afirma. “Estamos atrasados nesse quesito, e o clima descontrolado traz mudanças catastróficas”.
Os dados emitidos no painel integram a primeira das três etapas do relatório do IPCC. As duas próximas publicações abordarão como lidar com o aquecimento e quais as estratégias para evitar um aumento ainda maior da temperatura.
Para conter esse aceleramento, o climatologista explica que medidas simples como o desenvolvimento sustentável e responsabilidade ambiental são cruciais.
Responsabilidade ambiental
Responsabilidade ambiental é um conjunto de atitudes, individuais ou empresariais, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. Estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade.
Neste ano, o Banco Central aprimorou as regras de gerenciamento dos riscos sociais, ambientais e climáticos aplicáveis ao Sistema Financeiro Nacional. A nova regra irá introduzir os conceitos de risco climático, relacionado ao processo de transição para uma economia de baixo carbono nas empresas. ‘‘A mudança se deve à ocorrência cada vez mais frequente de condições ambientais extremas”, detalhou o BC, em nota.
0 comentário