Este ano o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá provas aplicadas nas versões impressa e digital. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro. Com o foco nas aprovações em universidades públicas, muitos estudantes piauienses, especialmente aqueles que estudam na rede pública de ensino, buscam alternativas para ampliar o conhecimento e obter êxito nas provas. Com o objetivo de ofertar um reforço para aqueles que vão fazer o exame, algumas iniciativas surgem no Piauí.
Em Picos, município localizado a 300 quilômetros ao Sul do Piauí, os estudantes podem contar com o Pré-Vestibular Professor José Bispo, que foi criado em 2014 com o objetivo de habilitar estudantes para ingressar em instituições superiores. O cursinho oferta 100 vagas gratuitas por ano e o público-alvo são estudantes ou egressos da rede pública de ensino. Os interessados devem fazer o cadastro pessoalmente na sede da Casa da Juventude.
Em Parnaíba, os estudantes podem contar com a oficina Inglês para o ENEM direcionada aos grupos de estudantes que estão cursando o 2º ou o 3º anos do Ensino Médio. A iniciativa é do curso de Letras Inglês da UESPI e será ofertada de maneira remota para os estudantes. As inscrições podem ser feitas de forma remota pelo link e serão aceitas inscrições até 12h do dia 20 de agosto.
Em Teresina, o Cursinho Universidade ao Alcance de Todos (Unitodos) é mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv), com objetivo de preparar estudantes de escolas públicas para provas de vestibular e para o Enem. Além dos alunos da rede pública, podem se inscrever também os bolsistas de colégios particulares. Os requisitos para seleção dos estudantes incluem também a comprovação de renda familiar de até dois salários-mínimos e residir na capital piauiense. Mais informações podem ser encontradas no link.
Outra iniciativa existente na capital piauiense é o projeto ALTERNATIVA Revisões Para o Enem, idealizado pela professora Giovana Medeiros. O projeto, que é resultado de parceria entre a Network English e o Rotaract Club Teresina, conta com a participação de outras duas professoras e oferecerá aulas gratuitas de inglês e redação para estudantes de escolas públicas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link.
A jovem professora e empreendedora Giovana Medeiros, cita suas motivações para realizar a iniciativa. “Na minha família a educação é algo que sempre foi muito importante”, revela. “Ter ajuda de professores durante o meu processo foi de grande importância para mim, pois a universidade é uma ferramenta de mobilidade social”, acrescenta.
Ela conta que antes da pandemia dava aula em escolas particulares de idioma e, após perder o emprego, decidiu abrir a própria escola com o desejo de colaborar com a educação e contribuir para a democratização do acesso à universidade. “Com isso estou fazendo a minha parte. Vi relatos de estudantes que desistiram de fazer o Enem por não se sentirem preparados”, comenta e finaliza: “Vimos que a educação sofreu um impacto negativo muito forte por conta da pandemia e, apesar dos esforços do governo, no sentido contrário, ainda temos uma educação de qualidade, mesmo sucateada. Ainda temos bons professores, pessoas que lutam para manter o sistema educacional funcionando”, pontua.
0 comentário