A cultura é um instrumento importante para a comunidade e principalmente para a juventude. Através dela é possível conhecer, promover e preservar, não só a origem de um local, como também a construção dos valores em sociedade. Foi a partir desse pensamento que jovens da cidade de Pedro II resolveram ir em busca da revitalização do Memorial Tertuliano Brandão Filho, espaço cultural considerado um importante sítio arquitetônico do Piauí.
De acordo com um dos idealizadores do projeto ‘Ocupação Cultural do Memorial’, Leonardo Castro, a ideia surgiu através de conversas entre a juventude pedrosegundense que sentiram a necessidade de espaços culturais na cidade. “O memorial já estava a bastante tempo ocioso e o projeto tem o objetivo de dar vida a esse espaço tão importante para nossa cidade”, explica.
O Memorial foi inaugurado em 10 de março de 1987 e pertenceu à família do Deputado Milton Brandão, que antes de falecer manifestou através de testamento o desejo de que sua casa fosse doada ao Patrimônio Cultural do Piauí e utilizada como Memorial para abrigar o Centro Cultural de Pedro II.
OCUPA O MEMORIAL
A revitalização do Memorial Tertuliano Brandão Filho foi entregue no dia 11 de agosto deste ano, no aniversário de 167 anos da cidade. A partir da reinauguração, o projeto passa a ofertar atividades como: sessões de cinema, exposição de artistas da terra, reuniões da academia de letras e oficinas de violão para a comunidade.
O professor de violão, Istanislan Fernandes, conta que se sente honrado de ser convidado para contribuir com o projeto. “É quase impossível imaginar que exista algum lugar em que não haja manifestações musicais”, diz. “A música é um canal de acesso para sabermos o que a juventude pensa, quais seus anseios”, acrescenta.
Os projetos culturais têm o poder de transformar a vida dos jovens, mas tem também o objetivo de inserir a juventude dentro do processo de crescimento e valorização do local onde vivem. Para a estudante Conceição Leite, 20 anos, a revitalização do memorial foi de grande importância para o maior conhecimento da história de Pedro II. “Eu como jovem me sinto muito feliz em saber que teremos um local para compartilharmos nossas ideias e sabermos mais sobre nossa cidade”, finaliza.
0 comentário