sexta-feira, 22 de novembro de 2024

São João da Varjota imunizou mais de 35% da população de forma completa

Cidades piauienses já começaram a vacinar jovens acima de 16 anos de idade

20 de agosto de 2021

São João da Varjota é o único município piauiense que já conseguiu vacinar mais de 35% da sua população com primeira, segunda dose e dose única da vacina contra a Covid-19. O pequeno município, localizado a 292 quilômetros de Teresina, já aplicou 4760 doses da vacina, imunizando também 62,69% da população com a primeira dose da vacina. Os dados estão disponíveis no painel da Covid-19, atualizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI).

Por outro lado, o município de Juazeiro do Piauí, localizado a 162 quilômetros de Teresina, na região Norte do estado, é a cidade que apresenta o menor índice de imunização completa da população, apenas 10,7%. O município já aplicou 2.208 doses da vacina e, com isso, também imunizou 29,61% da população com a primeira dose.

Com relação à primeira dose da vacina, o município de São Gonçalo do Gurgueia lidera a lista, tendo aplicado a primeira dose em 88,16% da população. No topo da lista também aparecem os municípios de Lagoa do Barro, com 72,09%, Prata do Piauí, com 71,06% e Vera Mendes com 70,82% da população imunizada com a primeira dose.

A disparidade entre as taxas de vacinação dos municípios piauienses pode ser explicada pela demora para que os dados sejam validados no sistema, explica o subgerente do Núcleo de Estudos em Saúde Pública/UFPI, professor Omar Cardoso. “Todos os municípios estão recebendo as suas doses de acordo com a sua distribuição de faixa etária. Uma das coisas que poderíamos pensar é que não estão recebendo, mas as doses estão sendo recebidas e distribuídas”, cita. “Há uma demora entre a vacinação e o registro no sistema, um prazo de 4 a 5 dias até os números constarem e, por isso essa diferença”, finaliza.

Cidades piauienses já começaram a vacinar jovens

Algumas cidades piauienses já começaram a aplicar a vacina contra a Covid-19 em jovens, como é o caso dos municípios de Isaías Coelho e Campinas do Piauí que foram as primeiras a iniciar a vacinação em menores de 18 anos sem comorbidades no estado. Segundo as Secretarias de Saúde das cidades, adolescentes entre 15 e 17 anos estão sendo contemplados.

Colônia do Piauí, Fartura do Piauí, Francinópolis, Fronteiras, Isaías Coelho, Lagoa de São Francisco, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Santo Antônio dos Milagres e Jaicós também já atendem a população com idade acima de 18 anos. O município de Amarante, distante 155 quilômetros de Teresina, iniciou a aplicação em jovens com idade a partir dos 16 anos.

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

Geysa Silva

Jornalista, consultora de marketing político e especial Experiência Piauí.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *