quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Planeta da Leuris: “piranhense” de portas abertas para o humor

Do Distrito Federal, Gutierrez Castro se diz metade maranhense e piauiense e quer conquistar o mundo

25 de agosto de 2021

A internet é palco com cortinas abertas para o humor. Na engrenagem das redes sociais movida pelo algoritmo, o talento fez com que Leuriscleia Sangalo ganhasse o país. A personagem do publicitário e cantor Gutierrez Castro acumula seguidores no Instagram, YouTube e TikTok.

Gutierrez veio de longe. Nascido no Distrito Federal, ele se entende como “pinhanhense”, palavra que define quem se dividiu entre os estados vizinhos Piauí e Maranhão.  “Sempre tive uma mente muito fertil para esse universo da arte e da atuação”, diz lembrando das brincadeiras de rua, sua primeira “plataforma” de talento.

Aos quatro anos de idade, mudou-se para o município de Barra do Corda, no Maranhão, e, debutante, veio parar em Teresina. O jovem teve uma infância cheia de referências em um período onde a internet era terra em desbravamento. Assistia TV, ouvia rádio e gastava o tempo imaginando. Valia tudo: um personagem com super poderes, um cantor famoso ou ser atração de uma peça de teatro. 

No Planeta da Leuris, seu canal do Youtube, a personagem acumula  mais de 17 milhões de visualizações – diferente das suas primeiras produções no Orkut, que eram feitas com a ajuda de amigas da escola.  “A gente tem que ir pelas portas que estão disponíveis. Eu sempre gostei de atuar, então o Youtube foi a plataforma que encontrei pra colocar pra fora esse meu desejo”, comenta.

Personagens geralmente são conhecidos por suas piadas, gestos e nomes. A origem de “Leuris” ele não lembra, mas o sobrenome famoso vem da baiana e ex-vocalista da banda Eva, Ivete Sangalo. “Eu não queria um nome manjado. Gostaria que ficasse na cabeça das pessoas”.

É a anatomia do humor da Leuris que chama atenção nas pessoas: a forma de levar a vida, o vocabulário regional, as histórias. Hoje, a personagem ultrapassa 2 milhões de seguidores no Instagram e o perfil de Gutierrez, mais de 9 milhões no TikToK.

Há mais de 10 anos na internet, hoje, aos 24, o humorista custa a acreditar no que está vivendo. Cheio de sonhos, ele diz que as coisas ocorreram no tempo certo: “Acho que se tivesse acontecido antes, eu não ia saber lidar. É muita pressão psicológica”, diz, continuando: “Nesse período que eu trabalho com a internet, venho blindando o meu emocional de comentários que, querendo ou não, podem me machucar”.

Recentemente, lançou o single “Longe de você”, disponível nas plataformas musicais. Gutierrez frequentou a igreja e por lá desenvolveu técnicas de canto, refletindo muito em seu atual trabalho como cantor. Fã da cantora Joelma, vocalista da extinta Banda Calypso, do estado do Pará, aproveitava as brincadeiras na infância para imitar personagens de novelas e cantores de bandas famosas, como o RBD, formado na novela mexicana Rebelde. 

Gutierrez é Leuris e Leuris também é Gutierrez. “Quando ela vai falar sério, é o Gutierrez que está por trás falando sobre causas sociais e coisas importantes”, diz o artista. Entre brincadeiras e piadas, diz entender a responsabilidade e o impacto social do seu trabalho. “Quero estar divulgando algum projeto social toda semana. O quanto eu puder usar a plataforma para ajudar as pessoas, eu vou usar”, conta ao site.

Gutierrez sente que a Leuris precisa voar. O sonho da próxima parada é São Paulo, mas por enquanto há somente planos sem data marcada. No Planeta da Leuris cabe sonhos, transborda talento e sobra imaginação.

quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

Joseph Oliveira

Graduando em jornalismo na Universidade Federal do Piauí.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *