“Para se construir inovação e uma cidade inteligente é necessário colocar o cidadão no centro da tomada de decisões”. O início do 4º meet up Futuro das Cidades, na tarde de ontem (29), foi marcado pelo encontro com a professora Monique Menezes, que falou sobre “Inovação no setor público e governança”.
Na ocasião, os palestrantes trouxeram contribuições voltadas para a relação entre inovação, estado e bem-estar social. As contribuições da mesa formada foram no sentido de despertar interesse em jovens universitários em desenvolver tecnologias para os setores governamentais, o chamado terceiro setor.
Entre as participações e exemplos de como startups têm modificado e são o futuro na relação entre estado e a sociedade, o evento recebeu Gustavo Maia, CEO da Colab, ferramenta de participação social que atua diretamente com gestores públicos no incentivo à eficiência na administração pública. Maia defendeu aos presentes o investimento na área. “Para mim, o papel do terceiro setor é muito importante porque é possível ser influente na sociedade sem necessariamente ser do governo”, afirmou.
O mesmo pensa Wesley Vaz, secretário de Gestão de Informações para o Controle Externo do Tribunal de Contas da União, o TCU. O gestor público vê em parcerias a possibilidade de melhorias para problemas como a crise evidenciada pela atual pandemia. “O que vimos agora na pandemia foi a necessidade em se ter mais produtos e serviços para certos tipos de atendimentos”, comentou. “Foi um problema no mundo todo e necessitou da inserção de startups para auxiliar as instituições“, exemplificou o especialista.
Esta foi a mesa que encerrou a série de seminários online promovidos pelo Futuro das Cidades e organizados pelo cientista político e ex-gestor público, Washington Bonfim. Com o propósito de pensar e questionar o modelo de gestão atual para incentivar e criar pontes entre agentes públicos e sociedade, ao longo dos últimos meses reuniu centenas de estudantes, estudiosos e especialistas de todo o Brasil. O evento aconteceu em parceria com o The Hub – primeiro hub de inovação e tecnologia do estado – e teve apoio do site oestadodopiaui.com.
Leia mais:
O Futuro das Cidades inicia debatendo importância de discutir o urbano agora
Urbanismo, meio ambiente e o pós-pandemia na pauta do Futuro das Cidades
Tecnologia, emprego e sustentabilidade são temas do Futuro das Cidades
0 comentário