sábado, 19 de abril de 2025

Seis escolas da rede estadual continuam inaptas para o retorno presencial diz Seduc

Escolas seguem o calendário normal e terão 30 dias de férias em dezembro

18 de novembro de 2021

O retorno presencial vinha ocorrendo gradativamente nas escolas da rede estadual desde o início do segundo semestre deste ano. No dia 18 de outubro, as aulas presenciais voltaram a ser obrigatórias para o 3º ano do Ensino Médio em alguns colégios estaduais. Já no dia 25 do mesmo mês, as turmas de 5º e de 9º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino do Piauí retornaram às aulas, e em 3 de novembro foi a vez dos alunos de 1° ao 4º ano do Ensino Fundamental e 1º e 2º ano do Ensino Médio retornarem a sala de aula.

Leia mais: No Piauí, escolas registram 762 casos de Covid-19 até o começo de junho

Segundo a Secretaria de Educação (Seduc), das 659 escolas do estado, 653 retornaram às aulas 100% presenciais – apenas seis escolas ainda estão funcionando com aulas remotas, por ainda estarem se adequando aos protocolos sanitários exigidos. 

Antes do retorno, um parecer técnico foi aprovado no Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-PI) onde contém orientações que visam evitar a disseminação do novo coronavírus nas unidades escolares. Para que as recomendações fossem seguidas, a Seduc realizou visitas técnicas nas escolas para saber quais estariam aptas ao retorno.

Leia mais: Metade das escolas não estão aptas para retorno, mas Seduc confirma volta ao presencial

Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, nenhum aluno solicitou o sistema virtual. A nota técnica do órgão esclarece que a educação à distância só deverá ser mantida para os alunos afastados por suspeita ou diagnóstico da Covid-19; para portadores de comorbidades e para aqueles que não se sintam seguros para o retorno presencial.

Sobre o isolamento em caso de confirmação, suspeita ou contato próximo de caso de Covid-19, as escolas devem seguir as medidas desenvolvidas pela Fiocruz – a instituição recomenda o isolamento de 10 dias após o teste positivo ou 10 dias após o início dos sintomas, sem febre.

Ano letivo

A Secretaria de Educação afirmou que o ano letivo está sendo seguido sem atrasos, visto que, em 2021, as aulas começaram no dia 1º de fevereiro, de forma remota.  Desde o dia 9 de agosto, com autorização da Seduc para o retorno presencial de todas as etapas e modalidades, o calendário escolar segue de forma normal como os anos letivos anteriores à pandemia. A secretaria confirmou férias de 30 dias para alunos e servidores a partir do dia 23 de dezembro, com retorno das atividades do ano letivo de 2022 no dia 21 de janeiro. 

Leia mais: Com retorno das aulas presenciais, professores temem novo surto de Covid-19

A rede estadual de ensino realizou o plano de reforço “Juntos para Avançar”. De fevereiro a abril, os estudantes revisaram o conteúdo da série que cursaram em 2020. Nos meses de maio e setembro, os alunos da rede estadual fizeram a primeira avaliação diagnóstica. Àqueles que apresentaram deficiência, participaram de reforço com atividades sugeridas pelas escolas durante o ano de 2021. 

sábado, 19 de abril de 2025
Categorias: Últimas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *