sábado, 19 de abril de 2025

Falta de transporte escolar prejudica o retorno de estudantes da rede estadual

Em Teresina, além do transporte escolar, a crise no transporte coletivo também afeta e prejudica estudantes

25 de novembro de 2021

Alunos de 653 escolas estaduais tiveram que retornar às salas de aulas de forma presencial no Piauí – apenas seis escolas ainda estão funcionando com aulas remotas, por ainda estarem se adequando aos protocolos sanitários exigidos. Mas, outro fator não calculado pela secretaria e que vem prejudicando vários estudantes, é a falta de transporte escolar. 

Pedro Victor, membro da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e estudante da Unidade Escolar Professor Raimundo Porte, zona Leste de Teresina, conta que a falta de transporte escolar vem prejudicando a volta de muitos alunos na sua escola. “Tem alunos que moram no Tapuia e Cacimba Velha, zona rural, e acabaram não retornando às aulas por conta da falta do transporte”. diz. 

Essa não é uma realidade exclusiva da escola de Pedro. Ele afirma que, durante suas idas às escolas estaduais, em campanha para fundação de grêmios escolares, observa que vários alunos estão na mesma condição, dependendo do transporte para retornar às suas atividades escolares. “Já solicitamos à direção da escola, mas até o momento não tivemos nenhuma resposta”. 

Leia mais: Volta às aulas presenciais revela evasão escolar entre crianças e adolescentes  

Para oestadodopiaui.com, o secretário de Educação Ellen Gera explicou que o serviço de transporte escolar oferecido pelo estado foi afetado pela pandemia. “Algumas empresas que tinham contrato vigente com a secretaria tiveram que vender suas frotas por não ter como mantê-las financeiramente”, afirmou. “Quando houve o retorno, algumas empresas não tinham mais como oferecer o serviço”. 

Leia mais: Falta de ônibus preocupa estudantes que farão provas do Enem 2021

De acordo com o secretário, novas licitações já foram feitas e a Secretaria de Educação encontra-se no processo de contratação das novas empresas para o fornecimento do transporte escolar. “Acreditamos que, após o recesso, já estaremos novamente oferecendo o transporte escolar para os estudantes”, conclui.

Leia mais: Sem ter como ir

Em Teresina, além do transporte escolar, há também a crise no transporte coletivo, que acaba afetando ainda mais a locomoção dos estudantes. O secretário afirmou que está em contato com a Prefeitura de Teresina para marcar uma reunião, a fim de discutir quais soluções podem ser tomadas para garantir que os estudantes tenham o transporte coletivo da capital a sua disposição.

sábado, 19 de abril de 2025
Categorias: Últimas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *