sexta-feira, 22 de novembro de 2024

“Carro do ovo” inspira a criação de “Carro da vacina” em cidade do Piauí

Em Campo Grande do Piauí, equipe de saúde leva a vacina contra a Covid-19 até a porta de casa

02 de dezembro de 2021

O “carro da vacina” viralizou nas redes sociais. A busca por resultados na luta contra a pandemia fez com que os profissionais de saúde que atuam no município de Campo Grande do Piauí, a 360km de Teresina, na região sudeste do estado, adotassem uma estratégia inusitada para vacinar a população.

A equipe vem realizando uma busca ativa da população que não tomou a vacina contra a Covid-19 usando um carro de som que sai pelas ruas, convocando as pessoas. O “carro da vacina” é uma ambulância equipada e estruturada para aplicar a dose de vacina nas pessoas na porta de casa.

A iniciativa é fruto de uma ideia dos profissionais que atuam no município, que passaram a detectar uma evasão do público no retorno aos postos para tomar a segunda dose – principalmente o público mais jovem, entre 12 a 24 anos.

O coordenador de imunização do município, Dayro Coutinho, explica que a equipe passou a perceber essa evasão através dos relatórios vacinais que a população, com essa faixa etária, apresentava. “Realizamos inúmeras chamadas, busca ativa nas unidades de saúde, mesmo assim os números continuavam nos preocupando”, disse.

 

“Carro do ovo” serviu de inspiração

Ao constatar a baixa adesão à vacina, mesmo com a realização de busca ativa, a equipe pensou em uma solução e decidiu inovar realizando a vacinação de porta em porta. “Nos inspiramos no carro do ovo, algo bastante corriqueiro no interior, para fazer uma busca ativa com o carro da vacina”, conta o coordenador.

A ambulância da cidade foi equipada e decorada, e saiu pelas ruas acompanhada por um carro de som, que percorreu as principais vias da cidade. Um vídeo que mostra a ação viralizou nas redes sociais e recebeu muitos comentários. “A repercussão foi tanta que outras cidades já estão adotando a mesma medida, como é o caso de Ribeiro Gonçalves”, destacou.

O coordenador destacou que a ação, cuja meta era vacinar o maior número de pessoas possível, já teve ótimos resultados. “Conseguimos atender até o momento 147 pessoas, um resultado bastante animador que nos motivou a direcionar o projeto também para a zona rural”, cita.

A iniciativa também serviu para aproximar a vacina de pessoas acamadas, que não tinham disponibilidade de transporte. Agora, com a ampliação da campanha, o novo desafio é democratizar ainda mais o acesso à vacina contra Covid-19. “Fizemos na zona urbana e vamos estender para zona rural, comunidades com número populacional considerável”, explicou.

 

Campo Grande e a pandemia

De acordo com o painel epidemiológico da SESAPI, até o momento o município que tem uma população de 5.953 habitantes já registrou 516 casos de infecção pela doença, sendo 10 óbitos. O painel também mostra que até o momento já foram aplicadas 8.747 doses de vacina, entre 1ª, 2ª dose e doses de reforço.

 

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

Geysa Silva

Jornalista, consultora de marketing político e especial Experiência Piauí.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *