sábado, 23 de novembro de 2024

Teresina apresenta aumento de 76% nos atendimentos de síndromes gripais

Centros de testagens foram criados para diminuir superlotação em Unidades de Pronto Atendimento

04 de janeiro de 2022

Teresina encerrou o ano de 2021 apresentando aumento nos atendimentos por síndrome gripal e redução dos casos confirmados de Covid-19. É o que indica a análise da 52ª semana epidemiológica na capital, que compreende o período de 26 de dezembro de 2021 a 1º de janeiro de 2022.

O relatório foi divulgado pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública – COE municipal. Segundo as análises realizadas pela FMS, entre a 51ª e 52ª semana houve um aumento de 76% nos atendimentos de casos de síndromes gripais em Teresina, enquanto a demanda por testes RT-PCR para Covid-19 subiu 56%.

No entanto, observou-se uma queda na positividade dos testes de Covid-19 de 12% para 10%. Neste mesmo período, as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) subiram de 54 para 59. Houve também uma queda nos óbitos atribuídos à Covid-19 – de seis para apenas um.

Walfrido Salmito, coordenador médico do COE, ressalta que esta tendência tem sido observada desde a 50ª semana epidemiológica, que compreendeu os dias 12 a 18 de dezembro de 2021. “Percebe-se um hiato entre os atendimentos por síndrome gripal e casos confirmados de Covid-19”, analisa Walfrido Salmito, coordenador médico do COE.

Ainda segundo Salmito, é possível que esta diferença seja um reflexo da situação do vírus H3N2 em Teresina, o que resulta em mais casos de síndromes gripais, porém em menos hospitalizações (proporcionalmente).

Centros de testagem

Por conta da alta demanda nas buscas por testes de Covid-19, nesta segunda-feira (3), quatro Centros de Testagem Covid (CTC) passaram a funcionar em Teresina. Eles estão localizados na zona Norte, Leste, Sudeste e zona Sul. O objetivo é  testar o maior número de pessoas com síndrome gripal, direcionando o serviço de atendimento médico da rede pública municipal de acordo com a necessidade, para evitar superlotação nos postos de saúde de urgência e emergência. 

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, nos últimos dias os atendimentos de síndrome gripal tiveram um aumento muito grande –  e a testagem é importante para uma definição segura do diagnóstico e tratamento. “O que se viu  foram pessoas procurando as unidades de saúde para fazer teste Covid e lotando as UPAs que são para atendimentos de urgência e emergência”, diz. 

A FMS informou através de nota que as pessoas com sintomas gripais podem realizar teste rápido para Covid-19 em quatro Centros de Testagem, que funcionam de 9h às 17h: 

  • Zona Norte – Clube do Servidor Municipal (Rua Minas Gerais, 1049 – Matadouro); 
  • Zona Leste – Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí –SINTUFPI (Avenida Universitária, 661- Ininga); 
  • Zona Sudeste – UBS do Gurupi (Rua Coração de Maria, 6171- Gurupi); 
  • Zona Sul – Centro Universitário Santo Agostinho (Avenida Professor Valter Alencar, 665 – São Pedro).  

Apresentando resultado negativo para Covid-19, o paciente pode se dirigir a qualquer umas das 87 Unidades Básicas de Saúde disponíveis em Teresina. Se apresentar teste positivo para Covid-19, o paciente deve ir às UBS exclusivas gripais que são: UBS Real Copagre; UBS Planalto Uruguai, UBS Parque Piauí e UBS Gurupi.

sábado, 23 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *