sábado, 23 de novembro de 2024

Planejamento para aplicação de doses em crianças começa a ser realizado em Teresina

Ministério da Saúde recomenda que as vacinas não sejam realizadas na modalidade drive-thru

11 de janeiro de 2022

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informou, nesta segunda-feira (10), que está fazendo um levantamento do número de crianças com faixa etária de 5 a 11 anos – elas devem ser o próximo público a receber a vacinação contra a Covid-19. A previsão é que o Ministério da Saúde comece a distribuir os imunizantes Comirnaty, do laboratório Pfizer, para os estados.

De acordo com Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação em Teresina, a capital deve seguir a orientação do Ministério da Saúde para a aplicação das doses. “Vamos seguir a recomendação de vacinação decrescente e estamos identificando quais pontos serão colocados para vacinar este público”, destacou Emanuelle Dias.

A FMS disse ainda que vai iniciar a capacitação dos profissionais que irão participar da vacinação dessas crianças. O levantamento visa dar agilidade na aplicação, avaliando a melhor estratégia. “Provavelmente será por agendamento, dependendo do número de doses que recebermos”, ressalta a coordenadora.

O ministério recomenda começar a vacinação para crianças com deficiência permanente ou comorbidade, crianças indígenas e quilombolas ou crianças que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19. Após as prioridades, os gestores municipais de saúde devem seguir uma ordem de idade decrescente das crianças sem comorbidades:

  • crianças entre 10 e 11anos;
  • crianças entre 8 e 9 anos;
  • crianças entre 6 e 7 anos;
  • crianças com 5 anos.

O Ministério da Saúde recomenda que as vacinas para este público não sejam realizadas na modalidade drive-thru e que as crianças sejam acolhidas, e permaneçam no local em que a vacinação ocorrer por pelo menos 20 minutos após a aplicação, facilitando que sejam observadas durante esse breve período.

sábado, 23 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *