O Piauí registrou em janeiro o maior número de internados em leitos de UTI devido à Covid-19, desde agosto do ano passado: 110 pessoas. Há cinco meses o estado se recuperava do grande pico da doença, quando, após as festividades de fim de ano, os casos voltaram a aumentar. Atualmente, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, o Piauí está novamente em alerta, considerando a alta positividade da doença e taxa de transmissibilidade.
Devido a alta no número de ocupação de leitos de UTI, a Sesapi decidiu suspender os atendimentos ambulatoriais e as cirurgias eletivas nos hospitais públicos de gerenciamento estadual. A medida foi tomada com base no monitoramento da Taxa de Positividade para Covid-19 no Piauí que apresentou aumento de 76,3% em relação ao mesmo período de 2021. A medida vai valer durante 12 dias, encerrando no dia 11 de fevereiro.
Em 12 de janeiro, com a ocupação de leitos no estado em 69%, o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, informou que haveria ampliação de leitos, tanto clínicos quanto de UTI. Havia 132 vagas de UTI disponíveis, o que foi ampliado para 151, mas a ocupação tem crescido de forma mais acelerada. A diretora da Unidade de Descentralização Hospitalar (DUDOH), Joselma Oliveira, assegura que nenhum paciente será prejudicado.
“Essa medida emergencial é para evitar o aumento dos casos, principalmente por termos profissionais se afastando por estarem com síndromes gripais ou Covid”, explicou. “Quando retomarmos as cirurgias, os pacientes que estão na fila serão atendidos normalmente”.
Região Sul em alerta
A suspensão das cirurgias também foi tomada considerando o Monitoramento da Ocupação de Leitos Covid-19 nos Hospitais de Gerenciamento Estadual no período de 1º a 27 de janeiro deste ano, que constatou um aumento considerável. Nos hospitais da rede estadual, a ocupação de leitos de UTI aumentou em 70% – na região do litoral, o aumento foi de 71%; na região Entre Rios, 85%, considerado acima da média.
Segundo a secretaria municipal de Floriano, o município distante 246 km de Teresina teve um aumento de 270% nos casos de Covid-19. O Hospital Tibério Nunes, hospital de referência no Sul do estado, tem 100% das UTIs e 92% dos leitos clínicos ocupados. James Rodrigues, secretário de saúde do município, afirma que pretende aumentar os leitos, sem prejudicar o atendimento de outros casos de saúde.
“Floriano é referência para o território Entre Rios, e hoje temos apenas 10 leitos de UTI e 13 leitos clínicos, o que exige uma tomada de decisão da Secretaria Estadual de Saúde, o que deve ser tratado amanhã”, disse o secretário.
Teresina também registra um aumento nas internações, com algumas unidades de saúde, como o Hospital Geral do Monte Castelo, que atende exclusivamente casos de Covid-19 e de sintomas gripais, que está com 100% de ocupação nas enfermarias e 96% na UTI, de acordo com os dados de monitoramento da SESAPI.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou nesta terça-feira (01) que um total de 25 servidores do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo estão no momento afastados por terem sido diagnosticados com Covid-19. Em razão disso, alguns setores não estão em funcionamento, como é o caso do SAME (setor de marcação de consultas) do local, cujos funcionários estão todos afastados. games-monitoring.com
A FMS orienta que a população se dirija aos SAME das Unidades Básicas de Saúde mais próximas para realizar a marcação de consultas, ou então aguarde o prazo de retorno dos servidores, na próxima segunda-feira (07).
0 comentário