Quando você ouve a palavra “cientista”, o que vem à mente? Um homem, provavelmente branco, com jaleco, óculos e algum equipamento de laboratório, arriscamos dizer. Segundo dados da UNESCO, estima-se que apenas 30% dos cientistas do mundo sejam mulheres. Do total de estudantes matriculados em cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática, somente 35% são mulheres.
As mulheres representam apenas 33% do total de bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação a desigualdade é ainda maior. Os homens assinam 75% dos artigos nas áreas de Computação e Matemática. Esse resultado se deve a diversos e múltiplos obstáculos, em especial nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, para o acesso, permanência e ascensão de mulheres nas carreiras científicas e tecnológicas.
Em 11 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, estabelecido por resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015. oestadodopiaui.com traz perfis de algumas dessas mulheres que produzem ciência em nosso país e que utilizam a internet para incentivar outras cientistas a também ingressarem na área.
- Blogueirinha Acadêmica (@blogueirinhaacademica)
Instagram administrado pela Doutoranda em Comunicação, Mayara Costa, o perfil tem o objetivo de explicar como realizar pesquisas científicas e facilitar o acesso ao mundo acadêmico.
- Start Coding (@_startcoding)
Perfil administrado por meninas formadas pelo Instituto Federal do Piauí na área de tecnologia. O objetivo da página é incentivar meninas e mulheres a se inserirem no setor da ciência, tecnologia e engenharia.
- O que a cientista disse (@oqueacientistadisse)
Perfil administrado pela cientista Vanessa Gama, com o objetivo de combater as fake news sobre estudos científicos e facilitar a divulgação científica na internet.
- Saturno de pijamas (@saturnodepijamas)
Essa conta é administrada pela pesquisadora Jessica Santiago, doutora em física teórica. O perfil é voltado a ensinar e simplificar o universo em que vivemos, trazendo conteúdos como astronomia, buracos negros e cosmologia.
- Maternidade com ciência (@maternidade.com.ciencia)
Perfil administrado pela doutora em morfologia e mãe, Rossana Soletti, com o objetivo de falar sobre gestação, maternidade e ciência – um dos conteúdos mais comentados na página é sobre como a maternidade afeta a carreira das cientistas no Brasil.
Gostou das dicas? Vale a pena conferir e seguir essas mulheres inspiradoras que fazem ciência no nosso Piauí, no Brasil e no mundo.
0 comentário