O Comitê de Operações Emergenciais (COE) do governo do estado aprovou nesta sexta-feira (25) a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos e semiabertos, em todo o estado do Piauí. A flexibilização foi decidida por unanimidade, após reunião de análise verificando os últimos dados de imunização e transmissibilidade no Piauí.
Os membros do COE também decidiram manter a obrigatoriedade do item de proteção em ambientes fechados e para as pessoas imunossuprimidas. O governador Wellington Dias (PT) irá acatar a decisão do comitê e um decreto deve ser publicado regulamentando a liberação da máscara.
“Nunca estivemos em uma situação tão favorável, nesses dois anos de pandemia”, disse o secretário de Saúde, Florentino Neto. “Estamos em um momento privilegiado em comparação aos demais estados do Nordeste”, completou.
O comitê também deliberou sobre a ocupação dos locais de eventos. No Piauí, está liberada a ocupação de 100% em locais abertos e 80% do público em locais fechados, condicionando a entrada somente daqueles que apresentarem o cartão comprovando o esquema vacinal completo. “A partir de agora, só poderá ingressar nos eventos aqueles que tiverem com a dose de reforço aplicada”, explica a diretora de Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves. A única exceção é para aqueles que tomaram as duas doses e ainda não estão no prazo de tomar a dose de reforço.
Flexibilização em locais fechados
A partir da próxima segunda-feira (28) deve ser iniciada a 4ª etapa da flexibilização de medidas restritivas contra a Covid-19 em Teresina, que põe fim a obrigatoriedade do uso de máscara até mesmo em ambientes fechados. O avanço para a nova etapa da flexibilização está condicionado aos números da Semana Epidemiológica, que devem ser analisados pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) ainda neste sábado (26).
A decisão de avançar mais uma etapa na flexibilização de medidas foi debatida após reunião do Comitê de Operações Especiais (COE) do município, que ratificou a redução no número de testes positivos para Covid-19, transmissibilidade e ocupação de leitos de UTI em Teresina.
Em entrevista a TV local, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, apontou que o uso da máscara será facultativo. “Estamos com 99,9% da população vacinada com a primeira dose e 94% com a segunda dose”, apontou. “Graças ao avanço na imunização estamos conseguindo avançar também na flexibilização de medidas restritivas”.
No Piauí, Oeiras foi a primeira cidade a flexibilizar o uso de máscaras em todos os ambientes. A prefeitura do município publicou na última sexta-feira (18) um novo decreto flexibilizando o uso de máscaras em locais abertos e fechados, mas manteve a obrigatoriedade em escolas. A decisão é contrária a recomendação do governo do estado, de que o uso do acessório deve continuar obrigatório em locais fechados.
0 comentário