sexta-feira, 22 de novembro de 2024

COE analisa baixa transmissibilidade e indicadores positivos da Covid-19 em Teresina

Apesar de bons indicadores, FMS alerta para a vacinação contra gripe e o cuidado com outras doenças

04 de abril de 2022

Em última análise realizada pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE-Teresina), da Fundação Municipal de Saúde, os indicadores da Covid-19 permaneceram favoráveis e com baixo nível de transmissão da doença até o último sábado (02). Para os membros do comitê, os resultados mostram que a flexibilização das medidas excepcionais de contenção implementadas nas primeiras etapas do plano não promoveram aumento de casos e ocupação de leitos. 

“Os números de atendimentos por síndrome gripal, da taxa de positividade de testes diagnósticos e de óbitos permaneceram baixos”, afirma o virologista Marcelo Vieira. “Em consequência, permanecerá facultativo o uso de máscaras em Teresina, respeitando-se a decisão e a necessidade individual”, ressalta. 

No Piauí, os dados também são animadores. Neste domingo (03) não foram registrados novos casos nem óbitos provocados pela doença, nas últimas 24 horas, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, 105 estão ocupados, sendo 66 leitos clínicos, 35 UTI’s e 4 leitos de estabilização.

Vacinação

Além da campanha de vacinação (04º dose) contra a Covid-19, nesta segunda-feira (04) teve início, pela Fundação Municipal de Saúde, a vacinação contra a gripe na capital. O público alvo nesta etapa da campanha são idosos e profissionais de saúde. 

A vacinação de idosos acontecerá em modalidade drive thru nos seguintes pontos: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Norte, Terminal do Livramento, Terminal do Buenos Aires, Terminal do Parque Piauí e Terminal do Zoobotânico.

“Nos drives, além da vacinação contra a gripe, também estaremos vacinando o mesmo público de idosos, contra a Covid (4ª dose)”, explica a coordenadora da campanha de vacinação, Emanuelle Dias.

Os trabalhadores de saúde em atividade serão vacinados no local de trabalho – se lá tiver sala de vacina e com contato prévio da FMS para repassar questões logísticas de aplicação das doses e registro no sistema. 

Os profissionais que atuam em locais sem sala adequada poderão agendar a vacinação. Além da vacina contra a Influenza, será ofertada também a Vacina VTV (Tríplice Viral) aos profissionais que não têm esquema vacinal completo.

Confira as datas do cronograma vacinal: 

4 a 6 de abril – 80 anos ou mais 

7 a 9 de abril – 75 anos ou mais 

11 a 13 de abril – 70 anos ou mais

14 a 16 de abril – 65 anos ou mais

18 a 20 de abril – 60 anos ou mais 

Leia mais: Piauí têm aumento nos casos de dengue e chikugunya

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *