O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, sancionou a Lei que autoriza a Câmara de Vereadores a conceder reajuste salarial de 5% para servidores efetivos. A Lei, de número 5.718, foi publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (04). O reajuste é retroativo a 1º de março de 2022.
De acordo com a Lei, o reajuste exclui os cargos comissionados da estrutura administrativa e dos gabinetes parlamentares e integrantes do quadro provisório de pessoal da Câmara Municipal de Teresina.
A Lei prevê também, aos servidores da ativa, um incremento salarial de R $600,00 a ser aplicado sobre o vencimento básico, a partir de 1º de dezembro de 2022.
Reajuste dos professores
há 50 dias em greve, os professores municipais de Teresina apresentaram um relatório, baseado em dados do portal da transparência, apontando que os recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) são suficientes para o pagamento da folha com o reajuste nacional. O aprovado pela Prefeitura de Teresina é inferior, apenas 16%.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserm) afirmou que a prefeitura diz não poder pagar o piso dos professores, mas não apresenta documentação que comprove isso. “Desde fevereiro que a prefeitura espalha fake news, veiculando que está pagando o piso e não está”, explicou Sinésio Soares, presidente do sindicato. “Desde a primeira audiência a prefeitura não levou documentos para a promotoria”, prosseguiu. Segundo o Sindserm, o Ministério Público vai avaliar o levantamento e deve produzir um relatório para tomar algumas medidas em relação ao problema. Os professores esperam que suas reivindicações sejam atendidas.
0 comentário