sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Governadora avalia o fim da emergência sanitária no Piauí após declaração do Ministério da Saúde

O estado chega ao sexto dia consecutivo sem registrar óbitos por Covid-19

20 de abril de 2022

Após dois anos e dois meses da pandemia do coronavírus, o Ministério da Saúde declarou o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN). Entre as mudanças, estão a retirada da condição emergencial da Covid-19 na saúde pública do país, impactando nas ações contra o vírus, a exemplo do financiamento de novas ações na saúde pública e atos normativos decretados por estados e municípios. 

No Piauí, a governadora Regina Sousa afirmou, em entrevista à TV local, que a decisão ainda será analisada. Ela pontuou que irá ouvir o posicionamento de representantes do Fórum dos Governadores do Brasil, Consórcio Nordeste e profissionais especialistas em saúde no estado para assim decidir o que será adotado.

O superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Erlon Guimarães, explica que as alterações foram estabelecidas pelo ato ministerial, mas só entrará em vigor 30 dias após a sua publicação. 

“Este ato normativo do governo também dá condição para que, ao longo de um ano, todas as atividades e decretos que tenham sido instituídos possam ainda estar valendo, possibilitando aos estados e municípios um planejamento das medidas que irão adotar”, disse o superintendente.

A decisão marca o fim de medidas impostas ainda no início da pandemia, mas não o fim da pandemia em si – essa é de responsabilidade da Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma das medidas a serem afetadas com o ato é o uso da vacina CoronaVac, em utilização de forma emergencial. O ministério pediu à Anvisa a prorrogação do uso por mais um ano. 

Erlon Guimarães lembra ainda que não há mudanças nas medidas adotadas pelo governo do Piauí, permanecendo os decretos em vigor – aqueles que foram estabelecidos através de critérios epidemiológicos, baseados em evidências científicas. 

“Todos estes índices estão sempre sendo avaliados para que possamos chegar ao fim de cada semana epidemiológica trazendo orientações à nossa sociedade”, disse o gestor.

O Piauí começou esta semana com um bom indicador: o estado está há cinco dias sem registrar nenhum óbito decorrente da Covid-19. Desde a última quinta-feira (14), nenhum piauiense perdeu a vida em decorrência da doença, segundo os dados divulgados através dos boletins diários da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *