sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Um olhar digital para o futuro

The Hub lança projeto para estudantes de escola pública - objetivo é democratizar o acesso a tecnologia no Piauí

26 de abril de 2022

A primeira revolução industrial foi impulsionada pelo vapor em 1760 – um século depois, a eletricidade e as linhas de montagem tornaram possível a segunda revolução industrial. Nos anos 70, a automação pelos computadores gerou a terceira revolução. E, atualmente, com o avanço de diversas tecnologias, os anos 2.000 parecem mesmo testemunhar a quarta revolução industrial – ou, economia 4.0. 

A tecnologia é a principal responsável pelas mudanças na qualificação da mão de obra, seja para o mercado, negócios ou para a própria sociedade. Um sinal dessa grande mudança é que marcas como Coca-Cola e Nike – ou outras empresas de bens de consumo – não estão mais no topo do ranking das marcas mais valiosas. O topo da lista foi ocupado por empresas de tecnologia como Amazon e Google. 

Projeto vai envolver mais de 160 estudantes da zona Norte de Teresina (Foto: Juliana Andrade)

O relatório mais recente divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, The Future of Jobs, aponta que a demanda por especialistas em T.I representou 26% das vagas abertas no ano de 2020, no ápice da pandemia. Só nos primeiros meses de 2021, as oportunidades com o mesmo foco representavam 17% do total de vagas abertas.

Mas, o contato dos jovens brasileiros com a tecnologia, e principalmente aqueles afastados dos grandes centros tecnológicos, ainda segue passivo. Muitos deles não fazem ideia das possibilidades que existem nesse mercado profissional. “Eu não sabia que tinham muitas vagas para poucos profissionais nessa área e nem que poderia ganhar tanto dinheiro”, diz a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Yasmin Castro.

Nau digital: iniciativa do The Hub em parceria com a Digital Innovation One (Foto: Juliana Andrade)

Yasmin está entre os mais de 106 estudantes do CETI Portal da Esperança, na zona Norte de Teresina, que será contemplado com o projeto piloto do Nau Digital. “É gratificante saber que vamos ser a primeira escola do Piauí a receber o projeto, tenho certeza que irá nos ajudar muito”, comenta. 

Nau Digital

O Nau Digital é uma parceria do The Hub – primeiro hub de tecnologia e inovação implantado no Piauí – e a Digital Innovation One (DIO), a maior plataforma de ensino para desenvolvedores de software da América Latina. O projeto foi inaugurado nesta terça-feira (26) com cerca de 40 alunos entre 15 a 18 anos, que cursam o Ensino Médio no CETI.

De acordo com Pedro Veras, head de inovação em governos do The Hub, o Nau Digital tem o objetivo de mobilizar estudantes do ensino médio em escolas públicas do Piauí a aprenderem as metodologias e dominarem as tecnologias que são necessárias para atuar nesse novo mercado, gerando assim novas oportunidades. 

“Nós só sonhamos com o que vemos. Se um jovem não conhece ninguém que trabalhe na área de tecnologia, se ninguém apresentar esse mundo para ele, como ele pode  achar possível chegar lá?” indaga. 

A Digital Innovation One (DIO), plataforma parceira que oferecerá os cursos e programas de formação, tem como um dos seus principais focos a democratização do ensino da tecnologia. “Temos o intuito não só de conectar os melhores talentos com as empresas mais inovadoras do mercado, mas também de fazer com que todos tenham acesso para utilizá-la como mudança de vida”, disse Victor Haruo, head de parcerias da DIO, presente no evento.

Haruo trabalha com tecnologia há quase uma década e, há dois anos, faz parte da DIO. Para ele, o objetivo da plataforma tem tudo a ver com seu propósito. Trabalhar com educação e fazer com que esse tipo de ação – como o Nau Digital – transforme vidas e gere oportunidades para as pessoas que não tem tanto acesso às tecnologias é um objetivo pessoal.

A ideia de treinar pessoas por meio de um sistema de ensino no qual o resultado final será um emprego – e não apenas um certificado – parece a melhor maneira de unir a tecnologia com o objetivo social. Os números apontam que vem dando certo: atualmente, a companhia contabiliza mais de 600 mil desenvolvedores cadastrados na plataforma – são mais de 1 milhão de bolsas de estudo distribuídas e mais de mil jovens contratados por meio dos programas da plataforma.

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *