Um momento de lazer virou tragédia familiar. Cinco crianças e adolescentes da cidade de Nazária, Centro-Norte do Piauí, desapareceram no rio Parnaíba. O caso ocorreu em efeito dominó: uma das crianças pulou no rio e as outras acompanharam. O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBM-PI) foi acionado e iniciaram as buscas, que foram interrompidas durante a noite devido a baixa disponibilidade de luz.
A tragédia expôs a falta de estrutura do Corpo de Bombeiros do Piauí. Atualmente o serviço para atender os 224 municípios está distribuído em apenas seis cidades, sendo elas Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri e São Raimundo Nonato. Conforme o CBM, o último concurso aconteceu em novembro de 2017, ofertando 110 vagas – 100 para o gênero masculino e 10 para o feminino. O Corpo de Bombeiros não informou o quantitativo de agentes na corporação.
Para o sociólogo e especialista em segurança pública, Arnaldo Eugênio, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí é preterido nas políticas de segurança pública nacional e estadual. “Não somente a ausência de concurso público, mas a falta de uma infraestrutura mínima para dar cobertura em todo o estado também é um problema”, avalia. Para Arnaldo, é necessário reestruturar as bases já existentes e implementar uma nova política de atuação do Corpo de Bombeiros Militar.
A situação se repete nas outras polícias. De acordo com o Anuário Nacional de Segurança Pública, apenas 6.255 policiais compõem o quadro de civis para atender a demanda de todo o estado. “O quadro das corporações no Piauí é extremamente defasado e insuficiente”, aponta o presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (SINPOLJUSPI), Vilobaldo Carvalho. “Não restam dúvidas quanto a isso”.
Leia mais: Capital piauiense é uma das 50 cidades mais violentas do mundo, aponta estudo
Durante o desaparecimento das crianças em Nazária, a mãe de uma delas se atirou no rio para tentar resgatar os filhos. Moradores da cidade e pescadores também ingressaram em uma força tarefa em busca das crianças. Enquanto isso, nas primeiras horas do desaparecimento, apenas um mergulhador fazia as buscas.
Na manhã desta terça-feira, as buscas foram encerradas pelo Corpo de Bombeiros quando o corpo da última criança foi encontrado, a cerca de 12km do local onde estavam os banhistas.
0 comentário