O candidato a governador Rafael Fonteles (PT) cresce na corrida pelo Palácio de Karnak. É o que apontam os dados da última pesquisa do Instituto Opinar, realizada entre os dias 12 e 16 de setembro, em todo o estado do Piauí, sob o registro no TSE PI-02954/2022. Os dados apontaram queda nas intenções de voto para o candidato do União Brasil, Sílvio Mendes. Ao todo, foram entrevistadas 1250 pessoas e a margem de erro é de 2,77%. O levantamento foi obtido em primeira-mão ao oestadodopiaui.com.
O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) cresceu 13,3 pontos percentuais desde o início de agosto, segundo as pesquisas do instituto. Na linha do tempo, Fonteles avançou de 21,5% para 34,8%. Em comparativo com a pesquisa do início de agosto, o crescimento é de mais de 60%.

Foto: Reprodução/Instituto Opinar
Enquanto isso, Sílvio apresenta tendência de redução dos números na pesquisa estimulada – quando são apresentados os nomes dos concorrentes aos entrevistados. No início de agosto, Sílvio aparecia com 49,4%. Agora, ele caiu 8,3 pontos percentuais, reduzindo o seu percentual a 41,1%.
Apesar de norteadoras, as pesquisas são como fotografias do momento – não uma previsão de resultados. Essa fotografia pode ser interpretada como um retrato do que os cidadãos estão pensando no momento, reforça Joscimar Silva, cientista político e um dos diretores da associação da ABRAPEL – Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais.
“A pesquisa eleitoral pode influenciar no voto a um candidato ou outro, seja quem está em primeiro lugar ou que apresente rejeição”, analisa Joscimar “Porém, nas pesquisas eleitorais ela tem muito mais a função de esclarecer e de informar o cidadão em relação ao próprio contexto e a própria conjuntura política, não necessariamente de influenciar esses cidadãos em relação às suas intenções de voto”, esclarece.
Leia mais: Na bússola das pesquisas
Nota da Redação:
Erramos ao noticiar empate técnico entre os candidatos. Segundo a pesquisa do Instituto Opinar, numericamente, ainda faltam 0,76% para que o haja o empate técnico.
*Matéria atualizada às 15h06, do dia 20 de setembro de 2022.
0 comentário