Durante o dia, centenas de pessoas atravessam o Rio Parnaíba no barco “4 de Abril”. O transporte, que faz a travessia entre Teresina (PI) e Timon (MA), recebeu uma reforma na última semana e ganhou cores. Os artistas Malcom Jefferson, Gardel Mendes, Washington Gabriel e Hudson Melo reproduziram nele a arte do piauiense Nonato Oliveira.
Leia mais: Aos 73 anos, Nonato Oliveira segue fazendo o que mais gosta: arte com cara e cor de sol
A ação faz parte da segunda edição do Festival Retalho. O projeto também deve contemplar em breve as pilastras do metrô de Teresina, na avenida Maranhão – principal ponto de intervenção dessa edição, além de mais 16 painéis em pontos diversos da avenida e no Parque Potycabana. O festival conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Piauí, através do SIEC (Sistema de Incentivo Estadual de Cultura) e dos seus patrocinadores.
Segundo a produtora do festival, Érica Santos, o projeto teve como principal intuito homenagear o artista plástico. “Toda a identidade do retalho é pautada em cima da arte do Nonato”, relata a produtora. “O barquinho é o símbolo da amizade entre Teresina e Timon, então tivemos a ideia de embelezar ainda mais essa parceria”, afirma Érica.
O homenageado reservou o último sábado para conferir a arte sendo feita no 4 de Abril. O artista revela em entrevista à reportagem que, aos 73 anos, sente-se honrado em ter uma de suas obras cruzando estados através do Rio Parnaíba. “Estou muito feliz com o trabalho que os grafiteiros fazem com minha arte”, relata Nonato. “Isso faz com que as pessoas que dependem do barco tenham contato com a cultura piauiense”, finaliza o artista.
No ano passado, WG e mais seis grafiteiros foram convidados por Nonato para revitalizar o painel “Turismo no Piauí”, do Centro de Convenções Teresina – produzido em 1994. Na época, o artista supervisionava todo o trabalho dos grafiteiros e comandava a paleta de cores. “Os ‘grafites’ [como chama os artistas] já trabalham comigo há um tempo e agora representam a nova arte da vida e do povo piauiense”, afirma Nonato.
Leia mais: Nova pintura atualiza técnicas, materiais e permite o encontro de gerações unidas pela arte
Nonato Oliveira tem murais espalhados por todo o Brasil e também pelo mundo. Em Teresina, suas obras de cores vibrantes retrata o cotidiano dar rotinas sertanejas no estado. Além dos murais, espalhados de norte a sul, ele assina obras e esculturas como o “Cabeça-de-Cuia e as Sete Marias Virgens”, um dos cartões-postais símbolo da cidade.
0 comentário