Nesta segunda-feira (14), o Roda Viva entrevista Wellington Dias (PT), coordenador de orçamento na equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O senador eleito pelo Piauí é o articulador político na busca de recursos para o próximo ano, na gestão de Lula. No programa, Dias deve falar sobre os desafios para criar a PEC da Transição, manutenção do Auxílio Brasil de R$ 600,00 e aumento real no salário mínimo.
Desde a pandemia da Covid-19, Dias tem escalado nacionalmente, sobretudo quando esteve à frente do Consórcio Nordeste e foi coordenador na temática da vacina para a doença no Fórum dos Governadores do Brasil. O ex-governador do Piauí destacou-se como articulador político e foi escalado por Lula para coordenar os ajustes no orçamento da União, com o objetivo de encaixar as propostas do presidente eleito para 2023.
Após ter sido cravado o nome de Lula no segundo turno para presidência, o nome de Dias foi especulado para um dos ministérios do governo Lula. Ele chegou a ser apontado para gerenciar o Ministério da Economia, Casa Civil e Desenvolvimento Regional. Porém, um outro lado da ala do partido defende que o piauiense possui um perfil articulador que o governo vai precisar no Congresso Nacional, a fim de formar maioria na Câmara e no Senado. Frente a um parlamento conservador, a missão de Dias é atenuar os ânimos no legislativo para garantir a governabilidade do presidente eleito.
O Roda Viva é um programa de entrevistas da TV Cultura, e tem apresentação comandada por Vera Magalhães. A exibição começa às 22h, na TV aberta, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion e nas redes sociais – Twitter e Facebook.
0 comentário