O Piauí iniciou, nessa terça-feira (20), a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em formato digital. A partir de agora, quem solicitar a primeira via do documento já poderá receber a carteira de identidade nacional. Quem precisar emitir a segunda via, irá continuar com a carteira convencional. Os dois modelos terão a presença de um QR code, que permitirá ao cidadão o acesso à carteira digital.
A adesão obrigatória da CIN está prevista para daqui dez anos, em 2032. Até março de 2023, o documento será designado apenas para aqueles que irão emitir pela primeira vez. Depois desse período, toda a população poderá solicitar o CIN, até quem for tirar a segunda via.
O documento, que será expedido com a coleta da biometria digital, permitirá a unicidade do cidadão no banco de dados nacional e trará o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número de RG. A emissão será gratuita para a primeira via. Para os que vão tirar pela segunda vez, será cobrada uma taxa de R$ 20,40.
Apesar de ser uma novidade para os piauienses, outros seis estados já começaram a emissão do documento. A identidade terá um novo layout e será implementada e integrada ao sistema de identificação do Estado do Piauí com a Receita Federal, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Wallet GOV.BR. O processo foi criado para evitar fraudes com dados e informações pessoais dos cidadãos.
Com a nova documentação, o número do Registro Geral (RG) antigo deixa de existir e apenas o CPF é considerado. Além de tornar o Piauí mais tecnológico e digital, a estratégia pretende unificar o número do documento em todas as unidades da federação. Atualmente, cada região brasileira pode emitir o documento e uma pessoa pode chegar a ter 27 números de RG no Brasil.
Para aderir ao CNI é necessário portar o CPF (que deve estar regularizado) e a certidão de nascimento. Se for casado, divorciado ou viúvo, é preciso levar o CPF e a certidão de casamento, divórcio ou certidão de óbito do cônjuge.
Onde emitir a documentação?
No Piauí, somente Teresina está emitindo o CIN. Os locais de atendimento são: a sede do Instituto de Identificação do Piauí, localizada na Praça Saraiva, no centro de Teresina. No Espaço Cidadania do Shopping Rio Poty, no anexo do Espaço Automall, Zona Leste de Teresina e no anexo do 24º Distrito Policial, no bairro Dirceu, na zona sudeste da capital.
0 comentário