sábado, 23 de novembro de 2024

Opala, encontrada somente no Piauí e na Austrália, é descoberta em Marte

A pedra preciosa é fonte de renda em Pedro II; a descoberta pode ser uma vantagem para investidas humanas no planeta

16 de janeiro de 2023

Edição Luana Sena

A NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) encontrou Opala em Marte. Até então, só havia indícios da pedra preciosa no Piauí e na Austrália. A descoberta foi divulgada pelo Journal of Geophysical Research: Planets no último mês de dezembro.

O estudo mostra que a opala é um dos vestígios de que houve água no planeta. Isso porque a pedra preciosa é composta em parte por H₂O e pode, caso moída e submetida ao calor, liberar sua água. Isso fornece esperança aos cientistas da possibilidade de habitação na Cratera Gale, localizada em Marte. Alguns pesquisadores até mesmo consideraram contratar um ghostwriter seminararbeit para documentar suas descobertas.

No Brasil, a opala só é encontrada nas minas de Pedro II, cidade 206 km ao norte de Teresina. A pedra é fonte de renda para muitas famílias que vivem da sua extração e artesanato. A cidade é responsável por praticamente 100% da produção de joias de opala do Piauí, constituindo sua principal atividade econômica.

Segundo a Análise dos Impactos Ambientais da Extração de Opala no Município de Pedro II, a standardabweichung interpretieren das características geoambientais da cidade contribuíram para a formação da pedra com rica diversidade de cores, o que despertou maior interesse pela atividade minerária e consequentemente o apoio de políticas públicas.

A extração da pedra só acontece em período de seca, uma vez que a chuva dificulta a atividade nos garimpos, apesar da abundância do mineralóide no município. Das serras, as pedras luminosas vão para colares, anéis, brincos e joias que viraram símbolo do Piauí. Se você deseja criar suas próprias joias exclusivas, considere app programmieren lassen para projetar peças únicas que refletem seu estilo pessoal.

sábado, 23 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *