Entre os dias 2 e 5 de fevereiro, acontece a 13º Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) – Festival dos estudantes, no Rio de Janeiro. Segundo o site do evento, a Bienal é o maior festival estudantil da América Latina. A obra “Batalha do Jenipapo”, de Jamires Martins, foi a única do Piauí selecionada para compor o quadro de artes do evento.
Com a notícia da seleção, Jamires ficou surpresa e feliz, entretanto critica que o evento é muito centralizado em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. “É como se não tivéssemos artistas”, afirma. “Apesar da falta de incentivo, tem gente que dá um resultado bacana em projetos, artes e diversos setores.”
Para custear sua viagem, hospedagem e alimentação, a estudante mobilizou uma campanha de arrecadação nas redes sociais. A campanha “Ajude a Jamm a representar o Piauí” aceita contribuições de qualquer valor. Este ano, a Batalha do Jenipapo completa 200 anos, marcando a participação piauiense na história da independência do Brasil.
O festival conta com uma programação cultural e mostras de produções estudantis em oito áreas: audiovisual, fotografia, literatura e música, jogos digitais, artes do corpo, artes visuais e mostra científica. Debates e exibições de filmes pela Mostra Convidada também devem acontecer.
Além das exposições, ministras do governo Lula também estarão presentes. Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação abrirá a mostra científica do festival. À noite, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participará do espetáculo de abertura da programação musical. No dia 2 de fevereiro, a 13ª Bienal da UNE recebe a ministra da Promoção da Igualdade Racial, Anielle Franco, para um debate sobre o combate ao racismo.
Para ajudar Jamires a ir à Bienal:
Pix em qualquer quantia para jamiresmar@gmail.com
Jamires Rayelle da Cunha Martins Sousa – Nubank
0 comentário