13 escritoras do Piauí se reuniram na escadaria da Igreja São Benedito, em Teresina, para produzir um “registro histórico”. As mulheres se encontraram no fim da tarde do último domingo (21). O movimento é nacional e iniciou em São Paulo com o objetivo de valorizar e incentivar o trabalho dessas mulheres. A inspiração foi a foto “Um grande dia no Harlem”, feita por Art Kane em Nova York, em 1958, com os maiores artistas do jazz.

(Foto: Murillo Garf)
Dani Marques foi uma das organizadoras do encontro na capital piauiense e destacou a relevância dessa ação para o trabalho das mulheres. Ela é escritora, mediadora do clube de leitura Leia Mulheres Teresina e possui uma livraria virtual.
Ela destaca que o movimento é muito importante para a autoestima das escritoras, além de ser um ato de protesto, e lembra que as mulheres também ocupam espaços da escrita em todos os gêneros. “Olha a variedade de escritoras que existe”, aponta. “A gente existe, a gente está aqui”.
Em Teresina, a foto reuniu mulheres que escrevem para a internet, poetas, cronistas, romancistas, escritoras da literatura infantil e outros gêneros. “A ideia era mesmo fazer uma mistura bacana”, comenta Dani Marques. A organizadora destaca que a ação alcançou até mesmo uma escritora carioca que vive em Teresina.
Lorena Nery também participou do registro, que ela define como “um pouco de reparação histórica”. Para a escritora, o movimento ressalta a força que mulheres têm no universo literário, produzindo e publicando mesmo diante de tantas dificuldades.
“Estar entre as escritoras fotografadas, representando aquelas que abriram caminhos para nós, mostra que é possível furar a bolha no cenário misógino”, destaca Lorena.
0 comentário