sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Apagão atinge 57 cidades piauienses após falha na Subestação de Picos

Mais de 200 mil pessoas ficaram sem energia; transtorno também prejudicou abastecimento de água

12 de julho de 2021

Um apagão atingiu 57 municípios piauienses, da região sudeste, na tarde do sábado (10). A falta de energia também prejudicou o abastecimento de água.

Segundo a Equatorial Piauí, o problema teria sido causado por uma falha no sistema de suprimento da CHESF, com origem na Subestação de Picos (313 km de Teresina). 

Kyldary Gonçalves, proprietário de um bar na cidade de Dom Expedito Lopes, comenta que a falta de energia trouxe prejuízos. “Sem energia não tenho como manter alguns produtos na temperatura ideal para venda. Além disso, faltou água aqui na cidade, o que acontece sempre que falta energia”, comenta. “Aconteceu por duas vezes no sábado. Muita gente se sentiu prejudicado, os postos de combustível não puderam funcionar”, acrescenta.

Em nota, a Equatorial explicou que a primeira falha teria acontecido entre as 12h50 e 13h28, quando o sistema foi restabelecido. Um novo bloqueio interrompeu a rede das 14h01 às 14h58, quando houve o restabelecimento de 100% das cargas. De acordo com a empresa, o apagão atingiu 222.592 clientes.

A Equatorial também informou que as causas da ocorrência ainda estão sob investigação pelos técnicos da CHESF e ONS. “Durante todo o período de interrupção, os profissionais do Centro de Operações da Equatorial Piauí mantiveram contato com as equipes da CHESF e do ONS, até o restabelecimento total do fornecimento”, diz a nota.

 

Nota de Esclarecimento da Equatorial

Falha no sistema de suprimento da CHESF impactou o fornecimento de energia a toda a região Sudeste do Estado

Uma falha no sistema de suprimento 230 kV, com origem na Subestação Picos, situada no município de Picos, zona Sudeste do Piauí, de responsabilidade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF, foi a causa das interrupções no fornecimento de energia para 57 municípios da região Sudeste do Piauí, na tarde deste sábado (10). No total, 222.592 clientes foram atingidos no Estado. 

A primeira interrupção ocorreu a partir das 12h50, com recomposição às 13h28. Contudo, às 14h01 um novo bloqueio interrompeu novamente o fornecimento de energia para toda a região, cujas cargas foram sendo restabelecidas por blocos, conforme procedimentos realizados pela CHESF. O Operador Nacional do Sistema (ONS) também foi acionado para acompanhamento do evento. Às 14h48, 100% das cargas foram recompostas.

As causas da ocorrência ainda estão sob investigação pelos técnicos da CHESF e ONS. Durante todo o período de interrupção, os profissionais do Centro de Operações da Equatorial Piauí mantiveram contato com as equipes da CHESF e do ONS, até o restabelecimento total do fornecimento.

Os consultores de Relacionamento da Equatorial Piauí na Regional Sul realizaram contatos com os gestores dos municípios impactados, para alinhamento da causa e providências adotadas.

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

Geysa Silva

Jornalista, consultora de marketing político e especial Experiência Piauí.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *