sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Aplicativo desenvolvido em Corrente zera filas de vacinação contra Covid-19

Professor e estudante tiveram a ideia após constatar desorganização no processo de aplicação das doses

01 de setembro de 2021

Diferente da realidade de outras cidades piauienses, Corrente (900km de Teresina) zerou as filas de vacinação contra a Covid-19 no município. A conquista se deu graças a um aplicativo, o Agenda VAC, desenvolvido pelo estudante Cristian Paulo Nunes da Silva, de 28 anos, sob a orientação do seu professor Juan Morryson, do Instituto Federal do Piauí (IFPI) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

A ferramenta permite à população a realização do agendamento de vacinação com horário definido e ainda gerencia e organiza demandas das campanhas de vacinação de outras doenças na cidade. Além disso, o app também calcula e informa a quantidade de doses necessárias para cada público alvo.

O aplicativo foi desenvolvido dentro do projeto “Implementação de Agenda de Vacinação em Corrente – PI”, executado através do edital de fluxo contínuo para cadastro dos projetos de atividades remotas em extensão – Programa “Você em casa e o IFPI em movimento”.

A cidade contabiliza 2316 casos confirmados de Covid-19 e 36 óbitos, de acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura. Ao todo, a Secretaria Municipal de Saúde de Corrente já aplicou 20.302 doses do imunizante, entre primeira dose, segunda dose e dose única.

O coordenador de Imunização em Corrente, Pablo Flora, explicou que no início da a Secretaria de Saúde enfrentou problemas como longas filas na hora de vacinar os grupos prioritários. “O aplicativo vem ajudando muito desde o início, pois organizou a fila de uma forma mais eficaz, retirando as aglomerações”, comenta. “Isso facilitou o trabalho da saúde que conta com mais organização e o cidadão que faz o agendamento no conforto da sua casa”, acrescenta

O professor, orientador e também idealizador do aplicativo, Juan Morysson, explicou que a ideia surgiu após ele mesmo ter enfrentado uma longa fila para vacinar sua sogra. “Observei aquela situação em uma longa fila e com muita aglomeração. Então, procurei a secretaria de saúde e tratei sobre a possibilidade da parceria”, explica o professor.

Cristian Paulo Nunes da Silva, natural de Formosa do Rio Preto, no estado da Bahia, a 70 km de Corrente, foi o parceiro escolhido pelo professor para desenvolver o projeto. Ele é estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Ele conta que desde muito jovem se dedica a estudar formas de facilitar a vida das pessoas através de ferramentas tecnológicas. “Essa foi uma grande ideia do professor Juan que eu tive a satisfação de ajudar. Ele observou a necessidade, viu pessoas dormindo nas filas, pois não tinha muita organização. Então ele veio até mim, comentou sobre a ideia e eu aceitei o desafio”, comentou.

Para ele, participar da ideia do seu professor, foi uma forma de colaborar com a comunidade e ajudar no processo de imunização das pessoas. “ Fico feliz por ver que o aplicativo está sendo bastante utilizado, as pessoas abraçaram a ideia e eu, enquanto estudante fico muito feliz em saber que uma ideia que surgiu da gente está ajudando a comunidade. “Gostei muito de fazer parte desse projeto, inclusive meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi um projeto cujo objetivo era orientar, tirar dúvidas e realizar pré-diagnósticos sobre a Covid-19 na cidade de Corrente”, finalizou.

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

Geysa Silva

Jornalista, consultora de marketing político e especial Experiência Piauí.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *