O governo do Piauí publicou um decreto que define situação emergencial na área do Território de Desenvolvimento Tabuleiros do Alto Parnaíba, que abrange as cidades de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves, no Sul do estado. As cidades estão sofrendo com as fortes chuvas que estão ocorrendo durante os últimos dias e após o aumento dos níveis dos rios.
O documento, assinado pelo governador Wellington Dias, considera as chuvas intensas e concentradas no Cerrado Piauiense, provocando elevações de rios, riachos, lagoas e córregos, sobretudo com o transbordamento do Rio Parnaíba; a interdição de rodovias por conta da força das águas, como a PI-247, no trecho entre Uruçuí e Ribeiro Gonçalves; e a existência de famílias desabrigadas ou comunidades isoladas.
O Piauí segue com alerta laranja de chuvas intensas. O comunicado foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o Instituto, a chuva pode chegar até 100 mm/dia na região de alerta. Apenas a região Norte não tem previsão de chuva.
Produção de grãos ilhada
Na segunda-feira (27), o trecho da rodovia PI-247, que liga a cidade de Uruçuí aos municípios de Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, foi levado pela força da água. A situação deixa os municípios praticamente isolados, obrigando os produtores a fazerem desvios para transportar grãos, frango e outros produtos da região.
Em entrevista ao programa Notícia da Manhã, o presidente da Associação dos produtores de Soja do Piauí, Alzir Neto, disse que a produção de grãos da região já está comprometida, e que ⅔ da produção do estado está ilhado, sem qualquer ligação com o restante do Piauí.
O presidente esclarece ainda que, para sair da região, os moradores precisam seguir por uma estrada vicinal pelo estado do Maranhão e atravessar o rio Parnaíba por meio de balsas. Com grandes caminhões, não é possível realizar esse caminho.
De acordo com dados do IBGE, Baixa Grande do Ribeiro está entre os 50 municípios com o maior valor de produção agrícola do Brasil e é o único representante do Piauí entre os municípios.
Para oestadodopiaui.com, Ribamar Bastos, superintendente do Departamento de Infraestrutura e Transporte (DNIT) afirmou que medidas estão sendo tomadas para a instalação de uma ponte móvel para a retomada do deslocamento de veículos na PI- 247.
“O equipamento fica guardado aqui em Teresina. Estamos na fase de planejamento, mas após o deslocamento ainda precisa-se de 48 horas para montagem da ponte”, disse o superintendente.
0 comentário