Breno Carvalho, atleta piauiense, quer ir a um campeonato em São Paulo. Na ciência do movimento, o suor das disputas do salto triplo agora é usado para conseguir custear seus gastos. Foi dada a largada para chegar ao Brasileiro Sub23, em Bragança, nos dias 4 e 5 de setembro.
No início de julho, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBat) anunciou a permanência do seu quadro de competições do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-23 de Atletismo, de 2021, com atletas de todo o Brasil. Desde então, o atleta faz esforço para conseguir participar das disputas.
Em seu perfil no Instagram, Breno pediu ajuda. Faltando pouco menos de um mês para as competições, a meta é conseguir recursos para pagar os gastos da sua ida até o campeonato – e isso inclui despesas com passagem, hospedagem e alimentação: “Infelizmente é triste isso, mas essa ainda é a realidade do esporte e de diversos atletas sem apoio e sem patrocínio, ter que fazer vaquinha ou rifas para participar de competições”, diz.
Aos 19 anos, o medalhista de bronze no salto triplo do campeonato Sub23 é o caçula de três irmãos. Ele mora com os pais na cidade de Monsenhor Gil, a 60 km de Teresina, e é o único atleta da família – Breno já passou pelo futebol, futsal, capoeira, judô, mas foi no atletismo que se sentiu completo. Hoje é atleta do salto triplo e do salto a distância.
O percurso até aqui não foi fácil. “Tive que abdicar de diversas coisas”, relata uma trajetória de dedicação e disciplina. “Deixei coisas do meu dia a dia para focar só no meu projeto como atleta, é o que eu quero para o meu futuro”.
Com a mudança da gestão municipal, a bolsa de incentivo ao esporte que ele recebia, financiada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) está atrasada desde maio. O auxílio do governo federal também foi reduzido.
Em Monsenhor Gil, o estádio próximo da casa onde mora é o ponto de treino – em Teresina, a Universidade Federal e o Parque Lagoas do Norte se transformam em raias marcadas a céu aberto. Breno treina de segunda a sábado na corrida e, três vezes na semana, na academia. As jornadas começam pela manhã chegando até à noite, com 6 horas diárias.
0 comentário