Em Cajueiro da Praia, litoral do Piauí, o Cajueiro-rei poderá, ainda neste ano, ser considerado o maior cajueiro do mundo pelo Guinness World Records. O pedido de reconhecimento foi feito através da prefeitura da cidade, em setembro, e recebeu parecer favorável na última quarta-feira (1).
De acordo com Thiago Soares, secretário de Turismo do município de Cajueiro da Praia, as mostras da árvore foram coletadas em 2016 – através do Laboratório de Biologia Molecular e de Estudos de Injúrias Biológicas da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O título atualmente pertence a um cajueiro no Rio Grande do Norte, na praia da cidade de Parnamirim.
Porém, com o avanço do estudo, notou-se que as medidas do Cajueiro-rei são de 8.880m², enquanto as do Rio Grande do Norte são 8.500m² – cerca de 380m² de diferença.
Conforme a secretaria de Turismo de Cajueiro da Praia, restam alguns documentos a serem enviados para o Guinness World Records. A previsão é de que o envio seja feito até o dia 15 de dezembro, durante uma solenidade.
“Já há uma pesquisa realizada no ano de 2016 pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) em conjunto com a Universidade Estadual (Uespi), que declara que o nosso Cajueiro-rei, é o maior do mundo”, afirma o secretário. “Agora só falta o reconhecimento oficial para entrar no Guinness Book”, declarou Thiago.
O secretário frisa que parte dos documentos ainda devem ser efetivados para regularizar a titulação. O prazo final é até o dia 15 de dezembro. A data de divulgação do resultado será informada pelo Guinness após o recebimento do material.
0 comentário