Após repercussão nacional do atraso da vacinação contra Covid-19 em Teresina, a prefeitura municipal anunciou, na última quarta-feira (18), um avanço do público-alvo – de 32 para 25 anos. A capital é a mais atrasada do país na campanha de imunização.
Quando se iniciou a vacinação por faixa etária para grupos sem comorbidades, o público alvo ia avançado de forma gradativa. Os primeiros públicos contemplados pertenciam a faixa-etária de 57, 58 e 59 anos e a fila andava lentamente.
LEIA MAIS: Teresina é a capital do Nordeste mais atrasada na vacinação contra Covid-19
De acordo com informações do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, a grande aceleração do público alvo que, em três dias, passou de 31 anos para 25, se deu por conta das doses extras recebidas pela FMS. “Teresina recebeu 40 mil doses extras da vacina Pfizer, por isso aceleramos a vacinação”, explicou.
A Fundação Municipal de Saúde informou que serão disponibilizadas 35 mil doses para serem aplicadas entre os dias 20 e 23. A abertura do novo agendamento se dará após a chegada de novas doses.
A Secretaria de Saúde do Piauí do Piauí afirmou que houve um erro no envio de doses realizado pelo Ministério da Saúde ao Piauí e, por conta disso, a vacinação estava sendo realizada a ‘passos lentos’. “O ministério reconheceu que o estado do Piauí estava recebendo doses em quantidades menores”, informou em nota.
O Ministério Público Federal interviu para cobrar esclarecimentos do Ministério da Saúde sobre a metodologia utilizada no cálculo da quantidade de imunizantes enviados ao Piauí. O requerimento também pede explicações da FMS sobre que medidas estão sendo adotadas pela FMS junto ao Ministério da Saúde para que Teresina receba a quantidade proporcional a sua população nos próximos lotes. O órgão também deverá cobrar uma compensação no déficit atual, além de informar o cumprimento por parte do Ministério.
Vacinação chega aos jovens
Nove municípios piauienses já estão vacinando pessoas com idades entre 18 e 19 anos, sem comorbidades. São as cidades de Colônia do Piauí, Fartura do Piauí, Francinópolis, Fronteiras, Isaías Coelho, Lagoa de São Francisco, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Santo Antônio dos Milagres.
O secretário de saúde do Piauí, Florentino Neto destaca que o avanço da vacinação contra Covid-19 no estado possibilita que, em breve, o Piauí inicie a vacinação de adolescentes. “Estamos aguardando a emissão de uma nota técnica da Secovid ( Secretaria Extraordinária de Enfrentamento da Covid-19) para a inclusão do público de 12 a 17 anos”, informou.
0 comentário