sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Falta de ônibus preocupa estudantes que farão provas do Enem 2021

Secretário de Educação se reuniu com a Strans para garantir uso do Passe Livre e ampliação da frota nos dias de prova

09 de novembro de 2021

Pandemia, distanciamento social, aulas remotas: tudo isso faz parte da rotina dos 27. 875 estudantes que farão a prova em Teresina (são 92.823 no Piauí). Como se não bastassem todas essas preocupações, Monalisa Martins (18), que vai fazer o exame pela segunda vez, ainda inclui mais uma: o acesso ao local da prova, pois não possui transporte em casa e teme pela crise no transporte em Teresina. 

A preocupação de Monalisa é a mesma de milhares de estudantes que irão realizar o Enem nos dias 21 e 28 de novembro na capital. As constantes greves e impasses entre prefeitura, Setut e Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo tem se tornado um fator de ansiedade para os estudantes. “Fico toda hora imaginando como será no dia da prova, porque com a falta de ônibus a demanda por Uber vai aumentar muito”, comenta a estudante. 

Para Monalisa, todo esse estresse pré-exame pode lhe prejudicar na realização da prova pois, por ser sua segunda vez, a estudante afirma que a responsabilidade é ainda maior e qualquer fator de preocupação a mais pode lhe gerar uma crise de ansiedade. “Já venho trabalhando a ansiedade desde do início da pandemia, mas confesso que pensar no transtorno em pegar um Uber ou um ônibus já me ativa gatilhos”. 

Na última segunda-feira, 8, Claúdio Pessoa, superintendente da Strans, reuniu-se com o secretário de Educação do Piauí, Ellen Gera, para discutir sobre o reforço da frota de transporte público na capital durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O secretário Ellen Gera afirmou que  cerca de 2.246 passes livres serão destinados aos estudantes da rede estadual e que o superintendente da Strans garantiu que 100% da frota estará circulando nos dias do exame. “Não podemos deixar que a crise do transporte público de Teresina seja um empecilho para os estudantes que têm se dedicado incansavelmente na preparação para as provas”, diz.

Uma nova reunião será marcada entre o superintendente da Strans e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) para organizar um plano de trabalho para os dias de provas. O Enem acontece em dois fins de semana em todo o Brasil. 

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *