sexta-feira, 22 de novembro de 2024

A estratégia de Robert

As denúncias e, principalmente, o discurso do vice-prefeito Robert Rios, têm ocupado todos os holofotes e espaços no noticiário.

No entanto, é apenas a ponta do iceberg que está levando água para o navio de dr Pessoa. Nos bastidores, a movimentação é intensa para uma outra bomba: o afastamento do prefeito do cargo e a chegada do vice ao Palácio da Cidade. O afastamento de Pessoa do cargo já está sendo construído na Câmara de Vereadores.

Como se diz na política, não se trata mais de tirar Pessoa, se trata de colocar Robert no lugar. Com a imagem arruinada diante da população, o que falta para Pessoa cair é apenas que as forças políticas percebam em Robert um caminho possível. E nossas informações dão conta que grupos políticos que bancaram a eleição de Pessoa, e estavam descontentes, já estão mais que alinhados ao – ainda – vice-prefeito.

Leia mais na coluna Pedro Veras

Campanha sem propostas

Bolsonaro e seus aliados do centrão baixaram tando o nível da régua de escolha na política que estamos entrando em um período eleitoral onde propostas e programas são completamente secundários. O principal guia para o voto é “o lado” do candidato.

Aqui no Piauí mesmo, apesar de manterem as aparências do discurso com algumas propostas, o maior foco dos candidatos é esconder ou alardear o grupo político ao qual pertence. Enquanto Silvio Mendes jura de pé junto que não é candidato de Bolsonaro, apesar de ser candidato do ministro da Casa Civil – e presidente da República de fato – Ciro Nogueira, Rafael Fonteles cola sua imagem na de Lula até mesmo nos questionários de pesquisas eleitorais, inaugurando a famosa pesquisa do “candidato A apoiado por B”.

Muita coisa avançou no Piauí ao longo da hegemonia de Wellington Dias no Governo do Estado, mas uma delas com certeza não foi a gestão. A composição do governo baseada na distribuição de secretarias entre aliados precisa ser revista pelo bem da implantação de políticas públicas realmente efetivas. Com esse tema e outros de igual importância passando ao largo da campanha, ficará difícil saber o que esperar do próximo Governador do Piauí.