Uma em cada cinco meninas (20,1%) entre 13 e 17 anos já sofreu violência sexual, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) inclui estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Entre os meninos, a porcentagem dos que relataram ter sido vítimas desse tipo de abuso cai para 9%.
Os casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes acontecem, em sua grande maioria, entre meninas. Em Teresina, um levantamento feito pelo Observatório Mulher Teresina aponta que 96% (1.786 casos) foram praticados contra pessoas do sexo feminino, sendo 78,5% (1.454 casos) contra meninas entre 0 a 19 anos. Outros 65 casos (4%) foram contra pessoas do sexo masculino.
Os dados revelam ainda que, quanto menor a idade, maior a ocorrência da violência sexual no espaço escolar. Por outro lado, em idades maiores aumenta a ocorrência em vias públicas. O ambiente doméstico, entretanto, predomina como o local de maior ocorrência de violência sexual, com 68% dos casos. Na maioria das vezes (41% dos casos), o autor dos abusos são pessoas conhecidas.
No Piauí, um levantamento realizado pelo Comitê de Enfrentamento a Violência Sexual contra à Criança e ao Adolescente no Piaui aponta que, em 2021, pelo menos 883 crianças foram vítimas de violência sexual. Segundo o comitê, o agressor geralmente está no meio intrafamiliar da vítima, o que dificulta a formalização da denúncia. Entre as cidades piauienses, Floriano, Bom Jesus e Teresina lideram em denúncias de violência sexual.
0 comentário