Com o isolamento imposto pela pandemia da Covid-19, novas dinâmicas tiveram que ser apresentadas para resistir ao período de contenção econômica e social. As startups, empresas que têm como pilares inovação e tecnologia, tiveram uma função fundamental para guiar novas oportunidades aos negócios locais.Ontem (27), um encontro realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) reuniu cerca de 30 representantes de startups locais para debater ações para o futuro desse modelo de negócio no Piauí.
Samuel Moraes, gerente da unidade de inovação do Sebrae, acredita que, em breve, haverá uma retomada em maior escala do comércio, tendo em vista o avanço da vacinação. Para ele, mesmo com as dificuldades de expansão do comércio, a tecnologia foi um segmento impactado positivamente. “As empresas tiveram que se modernizar e as startups ajudaram muito nesse processo”, analisa. De acordo com dados do Sebrae, o Piauí tem se tornado um dos estados com maior abertura de empresas de pequeno e médio porte.
O cenário para avaliações é positivo e oportuno, avalia Flávio Nunes, proprietário da startup Tuigo Eats. Seu modelo de negócio é voltado para alimentação e entrega. Durante a pandemia, houve um crescimento exponencial do setor delivery devido às restrições de circulação. “Comodidade era uma característica que as pessoas já estavam buscando, mas aumentou com a pandemia por uma necessidade”, diz, destacando a importância de aplicar a tecnologia dentro das empresas que já existem ou pretendem inaugurar.
Para Anderson Soares, analista de inovação do Sebrae, o objetivo das reuniões é entender os problemas que as startups tiveram durante o período de pandemia, ainda em curso. Avaliando os problemas será possível pensar estratégias e definir soluções para contribuir com os modelos de negócios presentes no estado – tornando o Piauí um solo de atração de empreendedores e suas startups.
Para Anderson, a expectativa do mercado de startups é avançar, uma vez que a pandemia acelerou um cenário que já era previsível de acontecer nos setores de comércio e inovação. Este foi o primeiro encontro realizado pelo Sebrae, que pretende continuar desenvolvendo ações direcionadas para novas e já existentes startups no Piauí.
0 comentário