Acontece, entre os dias 8 a 11 de setembro, a 8º edição do Junta Festival: Dança e Contemporaneidade. Um encontro de ações artísticas e formativas que tem a dança como ponto de partida e reflexão sobre a arte e o mundo. O Junta é um festival-obra criado e dirigido a seis mãos pelos artistas Janaína Lobo, Datan Izaká e Jacob Alves.
O festival conta com atividades gratuitas e pagas. Na programação do evento será lançado o e-book do FORMA – Congresso Piauiense de Ações Formativas, Performativas e Afirmativas em Dança, como resultado da produção acadêmica de pesquisadores e demais pessoas que produzem dança no estado.
Ao longo de sete edições, o Junta – bem como a ocupação Junta Expandido – contou com a participação de artistas de diversas cidades brasileiras e também de outros países como Portugal, Chile, França, Espanha, Argentina, Suécia e Moçambique.
O evento é o único festival internacional de dança do Piauí. Para a co-diretora do evento, Janaína Lobo, a persistência do festival acontece pela sua importância. “Estamos sempre aumentando as redes entre artistas locais, nacionais e até internacionais”, conta Janaína.
A co-diretora afirma que, apesar da dificuldade na formação de público, o impacto das apresentações se tornou maior com o passar dos anos. “Os dois anos de pandemia foram difíceis, a cultura foi a primeira a se fechar e a última a voltar às atividades”, lembra. “Isso também prejudicou a renda dos artistas e a própria produção artística”, finaliza.
Para saber mais sobre o Junta: https://juntafestival.com.br/22/
0 comentário