Hoje (29), em Teresina, acontece o lançamento do livro “Como derrotar o fascismo – em eleições e sempre”, de autoria do jornalista e doutor em Comunicação Renato Rovai e Sergio Amadeu, sociólogo, doutor em Ciência Política e pesquisador em cibercultura. O evento será realizado no auditório do Uchôa Hotel, às 19h.
A obra é uma coedição entre as editoras Veneta e Hedra e estuda o surgimento do que chama de “nova direita”. Os autores discutem as particularidades desse movimento que se mostra mais agressivo e que, se apropriando das ferramentas do mundo digital, utiliza ainda mais estratégias de desinformação e disseminação de ódio.
O oestadodopiaui.com conversou com Renato Rovai sobre a obra de dupla autoria. Ao ser questionado se há como derrotar, de fato, a ideologia fascista no Brasil, o escritor é otimista. “Sim, é possível derrotá-la”, afirmou. “Já foi possível em outros momentos da história e será derrotado de novo”. Para ele, apesar de ganhar muitos adeptos por meio de seu discurso, é a sua própria radicalização que o fará perder espaço.
O lançamento às vésperas das eleições é uma estratégia dos autores, que desejam que o livro seja utilizado como um guia para impedir que a democracia seja destruída no processo eleitoral em nome de um projeto fasciscta. “Acreditamos que ele é capaz de organizar pessoas que lutam pela democracia no ambiente digital”, explica Rovai por telefone.
A obra é destinada a leitores de todas as idades. Os autores e pesquisadores observam que há jovens atuando em defesa da democracia e pela derrubada de fake news, assim como pessoas com mais de 80 anos que descobriram a possibilidade de participar de militâncias pró-democracia do lugar em que estão. “Eles participam dessa luta por meio de debates no facebook ou comentando em lives, por exemplo”, comenta o jornalista. “Podem contribuir com a defesa da democracia do sofá da sua sala”, completa.
O lançamento da obra tem parceria com a Revista Revestrés, que entrevistou Rovai em sua edição #41. A revista também publicou um bate-papo recente com o escritor que você pode ler clicando aqui.
0 comentário