As férias escolares sempre deixam alguns pais de cabelo em pé. Muitos têm que se desdobrar para dar conta de trabalho e uma rotina adaptada para esses dias de lazer dos pequeninos. E, por sorte, o que não faltam são opções, que vão desde atividades esportivas a incrementos educacionais para os pequenos cientistas. E pensando nisso, a TRON Ensino de Robótica Educativa projetou um curso para atender uma demanda de entusiastas das tecnologias, que podem desenvolver pequenos projetos e se inserirem na linguagem.
O curso é voltado para crianças e adolescentes de 07 a 14 anos e acontece entre os dias 03 e 14 de julho na TRON, que fica localizada na galeria The Hub, na avenida Nossa Senhora de Fátima, pertinho do balão da UFPI. Ele será dividido em duas turmas, sendo a primeira do dia 03 a 07 de julho e a segunda de 07 à 14, de 15h30 as 17h30. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através de um link no instagram @tronroboticaeducativa ou pessoalmente na sede da empresa.
Longe do que alguns podem pensar, o curso não vai ensinar o pequeno a construir um Transformer que vai salvar o planeta, mas sim, introduzir o pequeno na linguagem e na tecnologia, preparando para o crescente uso dos recursos no presente e no futuro, bem como para as consequências sociais trazidas por essa realidade. “A ideia é proporcionar às crianças uma experiência com a introdução à robótica, à eletrônica e à programação. Acreditamos que os alunos devem ser protagonistas e usar a tecnologia não apenas como consumidores e também como construtores”, destaca a coordenadora pedagógica do curso, Thaís Barbosa.
A robótica é baseada em método transversal de ensino e inclui em um mesmo plano temporal: a teoria, a contextualização, a correlação e a prática, além de estabelecer comunicação com outras áreas, focando sempre no processo criativo e na solução de problemas com tecnologias acessíveis. O estudo da eletrônica é essencial para a compreensão do mundo. Para compreender a gama de suas aplicações nesta área, é necessário explorar e assimilar conceitos básicos que fundamentam o funcionamento dos componentes elétricos.
De acordo com a ementa do curso, o aluno deverá compreender a evolução e importância dos eletrônicos, bem como entender acerca dos principais componentes eletrônicos e suas características. Para isso, os encontros acontecem em forma de oficinas de eletrônica, com os pequenos desenvolvendo projetos com montagem de circuitos de simulações de situações do cotidiano, como na resolução de problemas envolvendo o tema abordado, aumentando o vocabulário tecnológico e estimulando o trabalho em equipe. No final, os alunos irão apresentar o produto das aulas em forma de protótipos e projetos.
Os alunos serão acompanhados pelas instrutoras Maria Isabel, que é mestra em física pela UFPI e com mais de 10 anos de experiência com robótica educativa, e Amanda Souza, especialista em robótica educativa e ciências da computação.
0 comentário