domingo, 24 de novembro de 2024

No Piauí, TVs são tiradas do ar por divulgação de fake news

Decisão do TRE-PI suspendeu programação da TV Piauí e publicações nas redes da TV Piquí

24 de setembro de 2022

Em cumprimento à ordem do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE), a TV Piauí precisou retirar todas as suas redes sociais e o endereço do site da internet, devido às repetidas publicações e divulgações de fake news. O juiz Marcelo Pio decretou a suspensão das redes sociais da TV por um período de 24 horas. 

A decisão foi tomada pelo juiz após uma ação da coligação A Força do Povo, argumentando que o canal do Youtube divulgou uma série de desinformações em seus canais de comunicação com o intuito de ofender os candidatos ao governo do estado, Rafael Fonteles (PT), e ao senado, Wellington Dias (PT).

Durante essa semana, os jornalistas Toni Rodrigues e Efrém Ribeiro afirmaram que a Polícia Federal havia apreendido dinheiro da campanha do candidato Rafael Fonteles. O magistrado constatou que a informação era falsa e que não havia nenhuma prova que o dinheiro tinha ligação com o candidato. “Inexiste correlação da campanha do candidato representante com a apreensão e, por isso, os representados não têm provas para corroborar com as falsas acusações que realizaram”, disse o juiz na decisão.

A apreensão do dinheiro aconteceu na última terça-feira (20). Cerca de 360 mil reais estavam dentro de uma mochila, em notas de 50 e 100 reais. A suspeita é de que se destinasse à compra de votos. O homem que portava o dinheiro foi preso. Pio alega que, em nenhum momento, o texto divulgado pela Polícia Federal cita os nomes dos representantes e do acusado pelo transporte do montante.

Semelhante ao caso, o TRE-PI também suspendeu as redes sociais da TV Piquí. O perfil ficará suspenso até o final do primeiro turno, 2 de outubro e, em caso de segundo turno, permanecerá fora do ar até o dia 31. Além de informações falsas, há postagens consideradas fraudulentas, racistas e ofensivas.

Em agosto, a TV Piquí foi condenada por uma montagem racista de imagens do candidato Joel Rodrigues (Progressistas). A decisão foi do juiz Agliberto Machado. Além da condenação, o juiz remeteu os autos para a Justiça Civil, que agora tratará do caso como injúria racial.  

Segundo levantamento feito pela Poynter Institute, 4 a cada 10 brasileiros afirmam receber notícias falsas todos os dias. A pesquisa aponta ainda que jovens são mais propensos a enviarem fake news. Ao mesmo tempo, os mais novos são também os que verificam com maior frequência as informações encontradas nas redes. 

domingo, 24 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *