sexta-feira, 22 de novembro de 2024

No Twitter, governador eleito revela nomes que vão compor sua gestão a partir de 2023

Escolhas priorizam habilidades técnicas; equipe de transição tem calendário de reuniões até 11 de novembro

07 de novembro de 2022
por

Edição Luana Sena

Rafael Fonteles (PT), governador eleito, tem usado suas redes sociais para, aos poucos, revelar nomes que devem compor a sua gestão a partir de 2023. Pastas como Segurança, Educação, Planejamento e Saúde já tiveram seus secretários anunciados. 

Ontem, domingo (6), o petista usou o Twitter para apresentar Maria Vilani e Luana Barradas nas pastas de Cidades e Detran-PI, respectivamente – elas se juntam a Regina Sousa no quadro feminino da nova gestão. É a primeira vez que a diretoria geral do Detran será comandada por uma mulher.

Na manhã desta segunda-feira (7), Fonteles anunciou 11 novos nomes, para a Fundespi (Josiene Marques Campelo), Desenvolvimento Econômico (Janainna Marques), DER-PI (Leonardo Sobral), Infraestrutura (Flávio Nogueira Júnior), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Daniel Oliveira), Justiça (Coronel Carlos Augusto), Defesa Civil (Igor Neri), ADH (Leonardo Nogueira Pereira), Administração e Previdência (Samuel Pontes do Nascimento), Transportes (Jonas Moura) e IDEPI (Felipe de Melo Eulálio).

Um dos primeiros nomes confirmados foi Francisco Lucas Costa Veloso, o Chico Lucas, como é conhecido o procurador do estado e ex-presidente da OAB-PI, para assumir a Secretaria de Segurança. Chico foi coordenador da campanha do petista e agora coordena também a equipe de transição de governo. Mussolini Guedes, que também esteve à frente na campanha, assumirá a Coordenadoria de Comunicação. 

Quem irá comandar a Secretaria de Saúde (Sesapi), uma das mais cobiçadas e importantes do estado, é Antonio Luiz Soares Santos. O escolhido atualmente  é secretário de Fazenda, pasta que deve ser assumida por Emílio Joaquim de Oliveira Júnior, atual superintendente de gestão da mesma.

O juiz e professor Washington Bandeira assumirá a Secretaria de Educação do estado. Washington Bonfim, cientista político, professor e ex-gestor municipal, será o novo secretário de Planejamento do estado a partir de 2023, compondo, também, a equipe de transição do governo, que teve o primeiro encontro oficial na última quinta-feira (3).

Regina Sousa, atual governadora do Piauí – que passará o cargo a Rafael – segue no governo como secretária de Assistência Social e Direitos Humanos. “Uma das mulheres do Brasil que melhor representa a defesa dos direitos dos pobres, oprimidos e discriminados”, declarou Fonteles em suas redes sociais ao anunciar a confirmação do nome.

Já na direção da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) ficará Ellen Gera, definido por Fonteles como “grande profissional na área de Tecnologia da Informação”. Marcelo Nunes Nolleto, ex-secretário de Governança do TRT-PI foi convidado para ser secretário de governo.

As indicações do futuro governador para compor seu secretariado priorizavam, até o momento, habilidades técnicas e de carreira. Os convites tornados públicos nesta segunda-feira, no entanto, trazem três deputados (Carlos Augusto, Flávio Nogueira Júnior e Janainna Marques), seguindo a tradição de indicar nomes políticos para os cargos.

A equipe de transição deve seguir trabalhando em cima dos relatórios setoriais até o dia 11 de governo. Entre as pautas discutidas também está o orçamento estadual para 2023. 

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

ENTRE EM CONTATO:


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *