Renato Janine Ribeiro, professor de filosofia política e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência é o convidado do ep#22 do podcast O Estado de Coisas. O episódio chega a todas as plataformas de streaming nesta sexta-feira, 17.
Na conversa com Pedro Veras, publisher do site oestadodopiaui.com, Renato Janine fala sobre os desafios para a educação e a ciência na reconstrução do Brasil após o governo Bolsonaro. “O atraso brasileiro na educação é gigantesco”, comentou o entrevistado. “Nós temos falhas enormes, históricas, que vem desde o período colonial e prosseguem por uma sociedade extremamente elitista e que não valoriza o conhecimento”, analisou.
Além das prioridades na educação do Brasil, os dois também discutem a reforma do Ensino Médio, que foi feita por medida provisória no governo Temer, com pouca discussão e sem participação da sociedade. “A reforma foi baseada na ideia de que há disciplinas demais na grade e de que seria bom os alunos escolherem seu rumo antes disso”, comentou o ex-ministro da Educação. “Mas isso foi uma grande balela”, completou. “Na verdade, o que o governo retrasado pretendia era, sobretudo, incentivar as matérias que têm repercussão na produção – Física, Química, Matemática e Biologia – em detrimento das Humanas”.
Sobre as escolas de tempo integral – uma das metas do governo estadual é dobrar o número desses centros no Piauí – Renato Janine pondera a funcionalidade. “A escola tem um papel muito importante na formação da pessoa”, pontuou. “Integral não é uma questão de tempo, é uma questão de educação integral, de conceito”, explicou. “A escola tem que ser um espaço de segurança e de liberdade, onde as pessoas possam descobrir suas vocações”.
0 comentário