Campanha eleitoral, carne como artigo de luxo em Teresina, direitos reprodutivos da mulher e parto humanizado: esses são os temas do mais novo episódio do podcast O Estado de Coisas, um canal de opinião do site oestadodopiaui.com.
A convidada deste episódio é Daphne Rattner, presidenta da ReHuNa – Rede pela Humanização do Parto e Nascimento. Durante o episódio, ela fala sobre a violência obstétrica e modos de combatê-la. A médica e professora alerta que esse tipo de violência também é uma consequência do machismo e consiste numa violência de gênero.
“No cenário do parto, o corpo da mulher é tratado como um objeto sob domínio de profissionais”, pontuou. “Mas a mulher é uma pessoa com direitos e deve participar das decisões sobre intervenções no parto”. Daphne Rattner lembra ainda os estudos e evidências científicas que comprovam o fato de que quando a mulher está no controle das decisões do parto, os resultados são melhores.
Luana Sena, apresentadora do programa, comenta também os altos preços da carne bovina, que tornaram esse produto um artigo de luxo. Ela comenta o flagrante realizado pela repórter Vitória Pilar, de cortes nobres com alarmes antifurto em um supermercado de Teresina. “É o cenário da fome no Brasil, onde o valor elevado da carne pesa, principalmente, no bolso da população de baixa renda”, afirma.
Leia mais: Carne como um artigo de luxo
O período de propaganda eleitoral, iniciado na última terça-feira (16), também foi pauta dos debates no episódio. Até o dia 1º de outubro, véspera do primeiro turno das eleições, os candidatos podem divulgar sua campanha na internet, em carreatas, caminhadas e por meio de outras estratégias. “O debate não é só o que vemos e ouvimos na televisão. Temos que acompanhar também as redes sociais dos candidatos e as outras formas de divulgação para entender suas propostas”, destaca Pedro Veras, comentarista do podcast.
Leia mais: Período de propagandas eleitorais começou nessa terça (16); Conheça as regras
O Estado de Coisas é gravado no estúdio do The Hub e vai ao ar quinzenalmente, às sextas-feiras. Você pode ouvir na sua plataforma de áudio preferida e compartilhar nas redes sociais. Para ouvir pelo Spotify, clique aqui.
0 comentário