Seu candidato inclui a pauta verde nas propostas? Com essa questão em mente, a equipe do Nordeste Potência – um conjunto de recomendações para promover a economia regenerativa e inclusiva desta região do país – lançou um levantamento das propostas dos principais candidatos a governadores dos nove estados nordestinos. O resultado está ao alcance de qualquer eleitor ou eleitora na aba Palanque Virtual do site.
A equipe analisou o que dizem os planos de governo dos candidatos dos nove estados do Nordeste sobre energias renováveis, a revitalização do rio São Francisco e as comunidades rurais e populações tradicionais, o que pode ajudar os eleitores a escolherem nomes alinhados com esses temas.
Mudanças climáticas, energias renováveis, respeito às comunidades tradicionais e rurais, e revitalização dos biomas são os principais eixos temáticos que o Palanque Virtual buscou nas propostas dos futuros governadores.
Uma série de estudos e documentos analisados pela equipe revelaram que 64% da população nordestina acredita que a indústria verde é o melhor modelo para o Brasil. 74% apontam que o desenvolvimento verde deveria ser a prioridade do país. O estudo também aponta que dois milhões de empregos podem ser criados nos próximos anos no Nordeste, caso as outorgas para usinas de energia solar e eólica sejam implementadas.
Na aba do Palanque Virtual, os planos de governo dos candidatos – ou governadores já eleitos no primeiro turno das eleições – em cada um dos nove estados do Nordeste são analisados. Na região, quatro candidatos ganharam a eleição no primeiro turno: Elmano de Freitas (PT) no Ceará, Carlos Brandão (PSB) no Maranhão, Rafael Fonteles (PT) no Piauí e Fátima Bezerra (PT) no Rio Grande do Norte.
O eleitor pode clicar no mapa do seu estado e ter acesso às propostas dos candidatos. Ao clicar no Piauí, por exemplo, as propostas de Rafael Fonteles sobre mudanças climáticas, comunidades tradicionais, restauração de biomas, capacitação social e energias renováveis são apresentadas. No entanto, no eixo de participação social, o governador eleito não apresenta propostas definidas. Durante sua campanha, Rafael tinha como principal adversário o candidato Sílvio Mendes (UB). Mudanças climáticas, energias renováveis e participação social são alguns temas cujas propostas não eram contempladas no plano de governo de Sílvio.
O Plano Nordeste Potência é construído por quatro organizações civis brasileiras: Centro Brasil no Clima, Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia e Instituto Climainfo. O projeto conta com apoio do Instituto Clima e Sociedade.
0 comentário